10 Benefícios da amamentação

Cidade

Pediatra do Grupo São Cristóvão fala sobre a importância da amamentação para a saúde da mãe e do bebê

A amamentação é fundamental para o bebê, pois além do alto valor nutricional presente no leite materno, o ato de amamentar estimula o desenvolvimento emocional dos pequenos. É por isso que, até os seis meses de idade, é recomendável que o leite da mãe seja o único alimento da criança, sendo importante como complemento à introdução alimentar até que ela complete 2 anos.

Em atenção ao Dia Mundial da Amamentação, que foi comemorado no dia 1º de agosto, a pediatra do Hospital e Maternidade São Cristóvão Dra. Claudia Marilia Fenile Conti fala sobre os inúmeros benefícios que a amamentação traz tanto para as crianças quanto para as mães. Confira!

Benefícios para o bebê

Os pequenos são diretamente beneficiados porque o leite materno contém todos os nutrientes necessários para que ele se desenvolva com saúde. Segundo Dra. Cláudia, o leite da mãe é um alimento completo. Abaixo, outros benefícios importantes da amamentação para os bebês.

1- Reduz chances de desenvolvimento de alergias

2- Aumenta o sistema imunológico e reduz taxa de mortalidade

3- Diminui a ansiedade e deixa o bebê mais calmo

4- Reduz as cólicas

5- Ajuda no desenvolvimento cognitivo e intelectual do bebê

Benefícios para a mamãe

A gestação promove uma transformação completa no corpo da mulher. Assim, a amamentação é um período também importante para a adequação da mãe à nova vida que acaba de nascer. “O ato de amamentar fortalece o vínculo, ajudando a construir a relação entre a mãe e o bebê”, frisa Dra. Cláudia. Conheça outros importantes benefícios do aleitamento materno para as mães:

6- Reduz risco de câncer de mama e ovário

7- Pode funcionar como um contraceptivo

8- Combate hemorragia pós-parto

9- Contribui para a perda de peso após a gestação

10- Protege contra doenças cardiovasculares

É fundamental lembrar que a amamentação pode continuar após os dois anos de vida da criança enquanto for confortável para ambos. A pediatra recomenda que a mãe faça o acompanhamento do desenvolvimento do bebê com um profissional, ele poderá ajudar a esclarecer todas as dúvidas sobre o que mãe e filho precisam.

Comente sobre esta matéria ;)