Urgente: Hemocentro precisa de doadores de sangue
Estoque baixo preocupa a Santa Casa de São Paulo
O Hemocentro da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo alerta a população sobre a necessidade em receber urgentemente doações de sangue, pois seu estoque está muito baixo, quase zerado e o número de doações teve uma forte queda, o que preocupa a instituição.
No último feriado, 20 de novembro, o Hemocentro teve um horário especial de atendimento, mas o estoque permanece baixo. A situação é difícil, pois além do Hospital Central, o Hemocentro da Santa Casa fornece sangue para mais 6 hospitais da Grande São Paulo.
A preocupação aumenta, uma vez que a temporada de férias e das festas de final de ano já começou e durante este período, o número de acidentes cresce, enquanto as doações de sangue diminuem. É importante que antes de viajar a população doe sangue, evitando a falta que abrange este período, que pode prejudicar a realização de cirurgias e atendimentos de emergência.
De acordo com a Dra. Cárlei Heckert Godinho, responsável pelo Hemocentro da Santa Casa de São Paulo, a queda nas doações de sangue estão afetando de forma dramática o atendimento das urgências no Pronto-socorro, Centro Cirúrgico e aos demais pacientes da instituição. “Necessitamos de doadores de sangue para suprir a demanda transfusional de adultos e crianças; além das urgências, atendemos pacientes clínicos e oncológicos”, acrescenta Dra Cárlei. Segundo ela, uma única doação de sangue pode ajudar a salvar várias vidas em diversas enfermidades e idades, uma vez que o sangue coletado é separado em diferentes hemocomponentes – concentrado de hemácias, plaquetas, plasma fresco congelado e crioprecipitado – e podem ser fracionados quando destinados a crianças.
Para doar sangue, é necessário:
– apresentar documento oficial de identidade com foto (RG, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira do conselho profissional).
– estar bem de saúde, ter entre 16 a 69 anos e 11 meses de idade (os menores de idade somente com a autorização dos pais).
– pesar no mínimo 50 kg;
– vir alimentado, evitando apenas alimentos gordurosos nas últimas 4 horas de antecedem a doação;
– ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
• Intervalo entre doações:
– Mulheres: 3 meses, permitidas até 3 doações/ano
– Homens: 2 meses, permitidas até 4 doações/ano