1

Um novo caminho para o Teatro durante a pandemia

Os artistas do Teatro a Bordo reinventaram suas atividades por causa do distanciamento social. Em uma aventura pelos ares, parte das atividades da itinerância prevista para este ano para os estados de SP, RJ, PR, RS e MS será executada à distância por conta da pandemia da Covid-19. Mesclando técnicas de radioteatro e ações educativas, o grupo resgatará histórias da cultura popular e levará arte e informação para o público infanto-juvenil.

Por meio de videoconferências, serão realizadas oficinas de contação de histórias com disponibilização e acesso gratuitos para toda a população através do link https://bit.ly/2ZOsenw. A trupe de artistas, que viaja há 12 anos a bordo de seu contêiner-palco batizado de Caixola, ainda reunirá as ideias criadas a partir das oficinas para o desenvolvimento de cenas que serão publicadas em formato de podcast e distribuídas às rádios locais. As vagas são limitadas a 100 participantes.

“Ouvir uma história e completar as imagens com a nossa mente nos faz manter a imaginação atenta, proporcionando um distanciamento desse excesso de informação ao qual estamos todos expostos. Além de ser uma atividade democrática quando transmitida por rádio, pois alcança mais facilmente o público, principalmente aqueles sem acesso à internet” completa Talita Berthi, criadora do projeto.

Artistas locais também serão convidados pelo Teatro a Bordo a apresentar seus trabalhos através de vídeos transmitidos pela internet, sendo disponibilizado recurso financeiro para contratação de profissionais de música e teatro, entre outras áreas artísticas.

Todo esse conteúdo produzido de forma remota será disponibilizado gratuitamente através de plataformas de áudio e vídeo, como Spotify e Youtube, além do site do projeto e redes sociais, como Facebook, Instagram e Whatsapp. Vale destacar que essa iniciativa não substitui as apresentações presenciais previstas para a itinerância, que serão reagendadas.

O Projeto Teatro a Bordo – Caixola de Histórias é uma realização da BERTHI Produção e Arte, apresentado pelo Ministério da Cidadania e Instituto CCR, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Comente sobre esta matéria ;)