1

Toyo Matsuri maior festival oriental de rua do Brasil será em SP e celebrará também aniversário do bairro da Liberdade

Um dos maiores festivais orientais do Brasil acontece em São Paulo e terá bolo inédito com mais de 200 kg em homenagens à entronização do novo Imperador do Japão e ao aniversário da Liberdade

Pioneiro no país, Toyo Matsuri chega à sua 51ª edição ainda maior, com expansão para o entorno da avenida Liberdade, permitindo receber mais de 200 mil pessoas. A programação cultural é gratuita e acontece durante o final de semana de 7 e 8 de dezembro

         A entronização do Imperador Naruhito marca o início de uma nova era no Japão e será comemorado também no Brasil, no bairro da Liberdade -em São Paulo- junto ao festival Toyo Matsuri, dias 7 e 8 de dezembro. A celebração, que também festeja o aniversário de 114 anos do bairro da Liberdade, terá pela primeira vez um bolo com mais de 200 kg, feito especialmente para ser compartilhado gratuitamente com milhares de visitantes durante a cerimônia de abertura.

“Esta será a primeira ação emblemática com o bolo e o objetivo é que, a partir de 2019, tenhamos todos os anos, marcando o início da nova era Reiwa (Bela Harmonia) e o aniversário do bairro. Afinal, o Brasil concentra a maior colônia japonesa do mundo, principalmente em São Paulo”, comenta Hirofumi Ikesaki, presidente da ACAL –Associação  Cultural e Assistencial da Liberdade-, entidade responsável pela organização do Toyo Matsuri e outras festividades realizadas na capital paulista.

O evento oriental de rua –que é pioneiro nesse formato no Brasil-, tem outras novidades para este ano. Chega à sua 51ª edição ainda maior, com expansão para o entorno da avenida Liberdade, além da Praça da Liberdade-Japão. Essa ampliação permitirá receber mais de 200 mil visitantes em dois dias. “Em 2018, o movimento foi de aproximadamente 150 mil pessoas, vindas de diversas partes do Brasil e de outros países”, acrescenta Ikesaki.

A programação cultural é gratuita, composta por apresentações de danças folclóricas orientais como a tradicional japonesa Odori; artes marciais; grupo de Taikô (tambores); shows musicais, entre outras atrações. Além da Feira de Artesanato da Liberdade e as barracas de alimentação típica que se preparam especialmente para atender o público e turistas que passeiam pelas ruas da Liberdade.

Toyo Matsuri também simboliza “agradecimento” aos visitantes pelo prestígio ao bairro durante o ano inteiro, fortalecendo e engrandecendo a região. Pelas principais ruas do bairro da Liberdade, são espalhadas mensagens de Boas Festas em bandeiras típicas conhecidas como “Nobori”. Elas compõem a decoração das festividades e permanecem na cidade até dia 25 de janeiro, quando é celebrado o aniversário de São Paulo.

A ACAL é uma associação internacionalmente reconhecida e ponto de referência para a comunidade do bairro da Liberdade, para a cidade de São Paulo, Brasil e Japão. Tem por finalidade proporcionar a integração dos interesses dos comerciantes e moradores, visando seu aprimoramento cultural, socioambiental e ecológico, a prestação de serviços assistenciais, bem como o melhoria das condições de vida de sua comunidade. Mais informações pelo site www.acalliberdade.org.br.

A história do Toyo Matsuri

A origem do festival se dá em 27 de novembro de 1969 com a realização da primeira grande festa organizada  pela comunidade nipo-brasileira na Liberdade, quando as ruas do bairro foram enfeitadas e caracterizadas com ornamentos típicos orientais.

Assim, surge o Toyo –que significa Oriente- Matsuri –Festival-e torna-se o maior “festival oriental” de rua do Brasil que acontece todo ano, referenciado pelas bandeiras de agradecimento e mensagens de Boas Festas que enfeitam o bairro da Liberdade durante os meses de dezembro e janeiro.

Toyo Matsuri – Festival Oriental

Dias 7 e 8 de dezembro de 2019 (sábado e domingo)

Programação gratuita

Horários: a partir das 10h30

Endereço: Praça da Liberdade-Japão e avenida Liberdade, Rua Galvão Bueno, Rua dos Estudantes, São Paulo – SP

Acesso a portadores de necessidades especiais

Facebook e Instagram: @acalliberdade

Comente sobre esta matéria ;)