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Testamos o Volvo XC60 Recharge T8

Hoje vamos compartilhar nossa experiência com o Volvo XC60 Recharge T8.

A primeira pergunta quando pegamos o carro foi: “Mas é elétrico, e se acabar a 🪫bateria, o que fazer?”

O Volvo XC60 é híbrido plug-in, proporcionando uma mobilidade mais sustentável combinando eletricidade com gasolina.

Hoje também há uma oferta maior de 🔌 estações de carregamento na cidade e também em estradas. Se colocar no waze “Eletroposto Volvo”, já aparecem vários. A Volvo mesmo é pioneira na expansão das estações no País.

Em vários shoppings e mercados também há estações disponíveis. É só conectar o carregador no carro, esperar a luz verde começar a piscar e travar o carro. Fácil né? Mas claro que tem a questão da potência e tempo de carregamento. Para se atingir 100% de carregamento da bateria, é necessário aproximadamente 5 ou 6 horas na tomada, já que o XC60 possui um carregador lento.

Zerou a bateria! E agora?

Durante nossa viagem, aconteceu isso, mas você meio que “aprende” a conduzir o carro. Nos momentos de redução de marcha e freio, a bateria vai 🔋“recarregando” (pouquinho mas vai). E de repente aparece um tracinho bem tímido no indicador da bateria, mas já suficiente para manter o carro ligado, por exemplo, no ar condicionado por alguns minutos.

Outro ponto positivo do elétrico é o silêncio do motor e claro, não estamos poluindo o meio ambiente com CO2.

Exterior do Volvo XC60

Agora falando sobre o seu exterior, que chama a atenção naturalmente por ser um SUV de médio porte e robusto.

Na parte da frente tem uma grande grade dianteira Polestar Engineered em preto High Gloss Black com tela horizontal, que adiciona um toque esportivo e imponente. Além dos grandes faróis com a assinatura em Led em formato de “T deitado”.

Indo para lateral do carro, você tem os chamativos pneus aro 22” com o freio na cor amarelo gold. Os retrovisores tem um revestimento black stone com a seta acoplada.

As maçanetas são da cor do carro e com abertura de chave de presença (não tem aquele botão para apertar, é só passar o dedo no sensor).

Na traseira, o logo da Volvo no centro e na esquerda o modelo XC60 cromado. As grandes lanternas invadem a traseira e há também spoiler, antena Shark, trilhos do teto e moldura das janelas em glossy black.

À noite ou em ambientes escuros, você vê um pequeno feixe de luz abaixo de cada maçaneta.

Há duas portinholas, uma na frente para carregamento elétrico e outra traseira para abastecer com gasolina.

Interior Volvo XC60

Se no exterior o Volvo XC60 é lindo, veja agora o seu interior

Bancos: os assentos Contour tem almofadas com suportes laterais dos ombros até as pernas. Você fica super confortável sentado e tem até uma almofadinha nas pernas. Os ajustes são elétricos com função memória e 3 níveis de aquecimento do assento.

Cinto de segurança na cor dourado (lindo!) para motorista e passageiro.

O volante é esportivo, costurado à mão e com opção de aquecimento. Ele é multifuncional, com opção cruise do lado esquerdo e no lado direito aumentar/diminuir o volume e trocar estações e músicas.

O sistema de som Harman Kardon é excepcional e tem até um subwoofer ventilado no centro do painel, que é lindo, personalizado em Charcoal com costuras coordenadas por cores aumenta ainda mais o ambiente luxuoso.

O painel central tem 9” e diferente de todos os carros que já vimos. Ele é vertical, como se fosse um tablet. É através dele que controlamos as funções do carro como ar condicionado, rádio, câmeras, checagem do sistema e olha só que legal, ele foi customizado pelo Google e tem acesso instantâneo aos aplicativos e serviços Google integrados, incluindo o Assistente Google, o Google Maps e a Google Play Store.

Ah, falando em câmera, ele tem a função de visão 360° e a resolução da câmera é fantástica!

O painel do motorista é todo digital, com 12”. Do lado esquerdo fica o hodômetro, na direita mostra o seletor do câmbio e se você está usando a bateria ou recarregando. Se você estiver usando o Google Maps, ele aparece no centro. Caso contrário, fica preto. Pelo porte do Volvo, deveria ter mais informações integrada.

Ah, o Volvo XC60 também possui um chip integrado e você não precisa usar o seu celular. Mas mesmo assim tem integração com Apple CarPlay e Android Auto. Ah só o cabo a ser conectado é USB-C, o Lightning da Apple não funciona no Volvo. E também tem carregamento por indução.

Agora a parte legal do carro também é a função “head up”, onde se projeta a velocidade no vidro. Poderiam também incluir outras informações nesta função, como por exemplo dos mapas.

A iluminação interior é outra coisa fantástica. Há uma discreta iluminação ambiente e as luzes nos porta-objetos das portas, porta-copos, nos pés e maçanetas internas. Há lâmpadas de leitura para os passageiros e na frente duas opções de led branco.

As partículas finas (PM 2,5) são um dos principais poluentes do ar que prejudicam a saúde. Ajudando a reduzir, ou mesmo eliminar, com eficiência os níveis de partículas PM 2,5 dentro do Volvo, há uma avançada tecnologia de filtragem contribui para um ambiente consideravelmente mais saudável na cabine. Uma inovação pioneira da Volvo, esta avançada tecnologia retém no filtro partículas minúsculas, sendo capaz de reduzir sua entrada na cabine em até 95%. Os níveis de partículas PM 2,5 na cabine são constantemente monitorados por um sensor óptico e são exibidos no painel central.

A alavanca é do tipo joystick, feito com genuíno cristal sueco trabalhado à mão foi fabricada exclusivamente para a Volvo pela Orrefors. O botão de partida é uma pequena caixinha que gira para a direita. O freio de mão é elétrico.

O teto panorâmico também é totalmente diferente do que já conhecemos. Ele possui uma espécie de véu, que não deixa a claridade entrar. E ao abrir ele todo, você tem toda a visibilidade.

O Volvo também conta com um espelho eletrocrômico não somente no retrovisor central, mas também nos laterais. Você vê uma pequena película azul que impede que aquela luz alta do carro detrás te atrapalhe.

O pedal também é diferente, não é aquele “L” comum dos carros, ele é em formato de “V” e você “pisa” na parte de cima para ir acelerando.

Ah, e esquecemos de falar do porta-malas. Ele tem 468l e possui abertura elétrica. Quando estiver com as sacolas de mercado, é só passar o pé embaixo que o porta-mala abre e fecha.

Faltou só um botão para rebater os retrovisores e módulo de subida nos vidros.

Nós adoramos a oportunidade de dirigir o Volvo XC60 e para você conhecer todas estas funcionalidades, é só agendar um test drive através do site volvocars.com/br

Confira mais fotos em nossa fan-page

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