1

Testamos o novo Hyundai Creta 2022 -versão Platinum

Nosso companheiro de viagem para Minas Gerais foi o novo Hyundai Creta 2022 na versão Platinum.

O SUV teve um retrofit completo em seu exterior e não lembra nada da versão anterior. Possui as seguintes dimensões: 4,30 m de comprimento (+1 cm), 1,79 m de largura (+1 cm) e 2,61 m de entre-eixos (+2 cm); já a altura e o porta-malas diminuíram em 1,5 cm (para 1,62 m) e nove litros (para 422), respectivamente.

Seu design foi inspirado no conceito global Esportividade Sensual da Hyundai e por ter uma identidade única, cada um tem sua opinião sobre ele.

Sua frente é grande e imponente, chama a atenção sua grade frontal hexagonal prata com borda cromada e o logo da Hyundai no centro com uma câmera discreta bem abaixo, grandes luzes diurnas DRL em led em formato de C, faróis com projetor e ajuste manual de altura e farol de neblina.

Os retrovisores são bem grandes, possui seta de direção, câmera na parte inferior e rebatem com acionamento em um botão na porta do motorista.

As maçanetas externas com acabamento cromado e sensor para abertura/fechamento com a chave presencial Smart Key com telecomando de travamento das portas e porta-malas. Uma facilidade de não precisar ficar tirando a chave do bolso para abrir/fechar a SUV.

As Rodas são de liga leve diamantadas 17”, mas parecem ser bem maiores.

O legal do Creta é que ele tem vários Easter eggs, por exemplo os vidros tem o recorte no mesmo formato das lanternas, o mesmo acontece no interior, que falaremos posteriormente.

A versão Platinum é equipada com motor Kappa 1.0l Turbo GDI de até 120 cv (etanol e gasolina) a 6.000 rpm.

A traseira possui um aerofólio spoiler na cor do carro, limpa vidros, o logo da Hyundai e o nome Creta ficam centralizado e em um recorte abriga a câmera de ré. As lanternas tem um design bem diferente e na parte inferior tem uma grade na cor do carro e as lâmpadas de ré.

No teto tem uma antena tubarão na cor preta, barras de teto longitudinais e o diferencial, um teto solar panorâmico que abre até o banco detrás acionado através de um botão one touch. Super chique! Além do vidro, tem uma proteção para fechamento completo do teto solar.

Interior Creta 2022

No painel do motorista, tem uma tela digital no centro com informações do seletor do câmbio automático (sendo o R em cor diferente), velocímetro, odômetro e temperatura. Há três tipos de condução Eco (verde), Normal (azul) e Sport (vermelho) – o legal é que mudando a forma de condução, tem uma animação no painel e as cores mudam – No centro onde mostra a velocidade do carro, você pode personalizar com outras informações como cronômetro e também aparece quando tem alguma porta aberta. Comandos analógicos ficam ao lado do painel (que mantém a forma geométrica do farol do carro) com informações de rotações, temperatura do carro e quantidade de combustível.

Surge também um pequeno pop-up na parte inferior quando você alterna para uma estação de rádio ou uma nova música do Apple Car.

Outra coisa super legal também é quando você vai fazer uma manobra para esquerda ou direita e aciona a seta, a parte central muda trazendo a câmera do sentido que você vai virar. Assim auxilia com qualquer ponto cego que possa acontecer. (Obs. Por segurança, tiramos essa foto com o carro parado)

O câmbio é automático de 6 marchas em forma de T (que dá uma pegada mais esportiva, com opção de troca através dos paddle shift no volante. O freio de estacionamento é automático dual hold (acionado por um botão e não tem aquela alavanca gigante padrão dos carros), tem opção de start/stop (que “desliga o carro” quando você para em um semáforo), função de habilitar a câmera 360º com o carro em movimento e ventilação para o banco do motorista.

O volante é esportivo com a sua base reta, os bancos são de couro na cor marrom e como não tem o tradicional freio de mão, o console ficou maior com compartimento de porta copos e apoio de braço com porta treco. No console abaixo do multimídia tem um compartimento para carregamento do celular por indução, além de duas saídas USB (sendo uma de carregamento rápido e outra para conexão do Car Play – que não sei porquê não funciona via bluetooth como o novo HB20S) e uma saída 12v.

As luzes do motorista e passageiro são individuais, e tem ainda uma alavanca que aciona o teto solar com abertura somente da proteção, abertura parcial do vidro e abertura total. Tem também o botão do Bluelink, um serviço de carro conectado da Hyundai. Com ele, seu carro fica ainda mais inteligente, disponibilizando alertas, assistência 24 horas para emergências, rastreamento e imobilização do veículo em caso de furto/roubo, diagnósticos e muito mais.

O banco detrás também é de couro na cor marrom, com bom espaço para os passageiros, cinto de três pontos para os 3 ocupantes e ainda conta com saída de ar, carregador USB e um pequeno porta treco. O puxador também tem uma luz amarela

O multimída do Creta 2022 tem 10,2 polegadas e é gigante! A tela fica perfeitamente encaixada no console e é excelente para visualização. Além dos comandos touch screen, há botões de acionamento rápido como para acionar os mapas (interligado com o Bluelink), rádio, botão para desligar e aumentar/diminuir o volume e setup.

Abaixo dele tem o ar condicionado digital .

O multimídia também informa quando o carro está entrando na reserva e quando há conexão do Bluelink, ele pergunta se você quer buscar o posto mais próximo. Super bacana!

Outra coisa super bacana é a câmera 360º do Creta. O SUV tem câmeras na grade frontal, na traseira (que serve também como câmera de ré) e abaixo dos dois retrovisores. Desta forma, é criada uma visão panorâmica 360º com 8 tipos de ângulos de visão. Inclusive você pode acionar estas visões com o carro em movimento.

E vamos combinar que com essa tecnologia toda, fica bem mais fácil estacionar.

Nós adoramos o novo Creta 2022, um SUV premium mega confortável e espaçoso!

Para conhecer mais sobre o novo Creta, acesse www.hyundai.com.br/creta-nova-geracao.html e não deixe de fazer um test drive.

Comente sobre esta matéria ;)