SP lança guia informativo e central de combate a fake news sobre o coronavírus
Manual pode ser baixado gratuitamente via site ou QR Code e compartilhado em redes sociais; pontos de grande fluxo de pessoas terão cartazes
O Governador João Doria iniciou nesta sexta-feira (28) uma ampla campanha de conscientização e prevenção ao novo coronavírus. A principal novidade é um manual digital, que poderá ser baixado gratuitamente por qualquer pessoa no hotsite www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus ou via QR Code e impresso. Uma central digital de combate a fake news também conta com material para livre compartilhamento por redes sociais e serviços de mensagem, como o WhatsApp.
“A comunicação ajuda a serenar ânimos e informar corretamente sobre a doença e como preveni-la. Informação correta neste momento é fundamental. Uma informação incompleta pode provocar busca desenfreada pelos serviços de saúde desnecessariamente”, afirmou Doria.
A produção do guia e a criação da central virtual para combate a notícias falsas foi coordenada pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado e pelo Centro de Contingência de coronavírus em São Paulo. Há três dias, São Paulo confirmou o primeiro paciente brasileiro contaminado com o vírus após uma viagem à Itália.
A cartilha também terá versões em outros quatro idiomas: inglês, espanhol, italiano e chinês. A partir da próxima semana, versões impressas do guia serão distribuídas a pessoas que chegam do exterior ao Brasil pelo aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos, e pelo porto de Santos, o maior da América Latina.
Ação integrada
As estações de metrô e trens da Grande São Paulo também receberão cartazes e material impresso sobre o coronavírus. O Governo de São Paulo também vai orientar municípios a disseminar o guia em postos de saúde, hospitais, escolas, terminais de ônibus e rodoviárias.
“A comunicação é a principal aliada neste momento para evitar fake news. Nós tomamos o cuidado de criar uma verdadeira central de combate a notícias falsas”, afirmou o Secretário de Comunicação, Cleber Mata.
O Estado também disponibilizou uma série de vídeos com informações sobre o coronavírus e como a população pode colaborar para evitar a doença. O material reúne entrevistas com especialistas, infográficos e ilustrações e está disponível no canal do Governo de São Paulo no Youtube (www.youtube.com/governosp).
A campanha de orientação também conta com o apoio de entidades privadas como a Abear (Associação Brasileira de Empresas Aéreas). A meta do Governo de São Paulo é envolver toda a população do Estado, de quase 46 milhões de pessoas, nas iniciativas de prevenção ao coronavírus e disseminação de informações precisas e corretas sobre a doença.
“Nós tomamos o cuidado de criar uma verdadeira central de combate a fake news. A ideia é que a sociedade civil tenha acesso a todo esse material e o espalhe. Quanto mais informação sobre o coronavírus, menos confusão na vida das pessoas que vivem em São Paulo”, concluiu o Secretário de Comunicação.
Canais oficiais do Governo de São Paulo
Hotsite coronavírus: www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/
Portal do Governo: www.saopaulo.sp.gov.br