1

SeaWorld Orlando realiza retorno de mãe e filha peixes-boi à natureza

SeaWorld Orlando realiza retorno de mãe e filha peixes-boi à natureza após resgate e mais de 17 mil horas de reabilitação

.

A maior organização especializada em resgates de peixes-boi do mundo realiza uma dúzia de procedimentos para salvar a vida de um único animal

Em janeiro, o SeaWorld Orlando devolveu à natureza uma dupla de mãe e filha, Reckless e Churro, depois de mais de um ano de reabilitação em seu Centro de Resgates. O trabalho de reabilitação de Reckless incluiu 12 procedimentos e mais de 17 mil horas de cuidado especializado que salvaram sua vida.

 

Reckless e Churro foram resgatadas na Flórida em maio de 2022 pela Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida (FWC, sigla em inglês) e pelo SeaWorld após um acidente de barco. Reckless foi severamente ferida, resultando em um ombro quebrado e em uma exposição profunda de músculos e tecidos que a deixaram em estado crítico de saúde, com ferimentos potencialmente fatais. Sua filha, Churro, foi encontrada ainda com o cordão umbilical junto de Reckless e aparentava ter um ou dois dias de vida.  

Ao longo dos últimos 20 meses, a equipe veterinária do SeaWorld realizou esforços para manter Reckless e Churro juntas, garantindo o vínculo necessário entre mãe e filha para um eventual retorno conjunto ao seu habitat natural. Devido aos graves ferimentos de Reckless, a dupla precisou de mais de 17 mil horas de cuidados para mantê-las saudáveis durante todo o processo de reabilitação intensiva. Ficar ao lado de sua mãe foi fundamental para o desenvolvimento de Churro, já que os filhotes de peixe-boi dependem de suas mães para se alimentar e aprender habilidades de sobrevivência, como encontrar comida, evitar predadores e encontrar águas quentes durante a estação fria.  

“Reckless recebeu um prognóstico muito ruim ao chegar ao SeaWorld, mas desde o início foi possível perceber que a mãe e filha eram fortes, e a nossa equipe veterinária estava determinada a dar a elas uma nova chance de vida”, disse a Dra. Stacy DiRocco, Veterinária Sênior do SeaWorld Orlando. “Nossos cuidados à Reckless incluíram amputação de sua nadadeira peitoral, múltiplas cirurgias para combater infecções, radiografias, terapia a laser frio, gastroscopia e tratamentos médicos intensivos para estabilizar seus ferimentos – e ela se mostrou resiliente em todo o tempo.”

Reckless e Churro receberam um cinto de rastreamento exclusivo para garantir a continuidade da sua saúde em seu habitat natural. As informações coletadas pelo cinto são cruciais, dado que as populações de peixes-boi continuam a diminuir para níveis perigosamente baixos como resultado de um evento de mortalidade incomum (EMI). 

“A Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida tem um compromisso inabalável com a conservação de peixes-boi”, disse Andy Garrett, Coordenador Estadual de Encalhe de Peixes-Boi da Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida. “A reabilitação bem-sucedida de Reckless e Churro no SeaWorld Orlando permitiu que duas fêmeas retornassem saudáveis à natureza. Essa colaboração desempenha um papel fundamental para que possamos cumprir com o nosso compromisso de conservação”.  

O SeaWorld Orlando tem a maior operação de resgates de peixes-boi dos Estados Unidos e um dos três únicos centros de cuidados intensivos. O Centro de Resgates do SeaWorld tem capacidade para cuidar de até 60 peixes-boi por vez, sendo a maior capacidade no estado da Flórida e nos Estados Unidos. Suas instalações contam com diversas tecnologias, incluindo pisos elevatórios, equipamentos terapêuticos de última geração, equipamentos de diagnósticos e equipe veterinária especializada em reabilitação de peixes-bois. Em meio ao evento de mortalidade incomum, o SeaWorld continua contribuindo com o cuidado de mais de 1.300 peixes-boi até o momento.

Comente sobre esta matéria ;)