1

Quinta do Olivardo promove visitação guiada a Cave do Vinho dos Mortos 🍷

 

Durante o passeio, guiado pelo proprietário da casa, público pode conhecer esta rica história e degustar a linha completa do Vinho dos Mortos

A tradição do Vinho dos Mortos, recriada há 3 anos na Adega e Restaurante Quinta do Olivardo, em São Roque, atrai visitantes de todos os cantos interessados em conhecer e degustar esta interessante história.

A procura pelo público para conhecer e degustar esta iguaria levou a casa a desenvolver, com exclusividade, uma visitação e degustação guiada à Cave do Vinho dos Mortos, conduzida pelo proprietário da casa, o senhor Olivardo Saqui.

O público que adquire o pacote é convidado a fazer um passeio pelos parreirais da casa onde estão localizadas as covas em que estão enterrados os Vinhos dos Mortos. Na sequência, os visitantes são levados a adega, onde possui um pequeno acervo de maquinários antigos, usados no início do século passado para a produção de vinhos.

Continuando o passeio pela adega, o público conhece a história da casa, apresentada pelo fundador da Quinta, o Olivardo Saqui, ocasião em que ele também apresenta as futuras instalações de sua produção, que passará a ser realizada na adega.

Saindo da adega, o público segue em direção a cave, onde é apresentado a história do Vinho dos Mortos seguida da degustação da linha completa do produto, com os rótulos Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonay e Bordô. A degustação é acompanhada por uma tábua de frios e pães.

Para finalizar o passeio, o visitante ganha uma taça personalizada para guardar de recordação.

As visitações são realizadas sempre aos finais de semana e feriados, às 11h e às 15h. Com duração média de 30 minutos, as visitas são limitadas e os ingressos podem ser adquiridos na casa.

Um mergulho no passado

As caves são construções instaladas abaixo do nível do solo. Possuem temperatura mais amena, fria e úmida, ideal para o armazenamento das garrafas de vinho.

De baixa iluminação e pouca ventilação, as caves promovem um ambiente mais intimista e bucólico, perfeito para harmonizar com um bom vinho e uma taboa de frios.

Na Europa, é comum encontrar caves centenárias transformadas em restaurantes e bares mais bucólicos, ideais para pessoas que buscam um bom vinho, uma boa comida e muita história.

Vinho dos Mortos

O nome causa estranheza e até um certo espanto, porém quando se conhece a fundo a rica história do Vinho dos Mortos, com todos seus detalhes, sabores e aromas, é impossível não querer vivenciar e degustar esta iguaria.

Esta tradição surgiu em Portugal, no ano de 1807, durante a Guerra Peninsular. Conta a história que após a invasão das tropas francesas em Trás os Montes e Beira Alta, as vilas foram saqueadas.

Tentando impedir o saque dos vinhos, os colonos enterraram suas garrafas entre as pastagens, plantações de uva e debaixo das adegas e fugiram para salvar suas famílias.

Quando a guerra terminou e eles puderam voltar para casa se surpreenderam com o que encontraram. O vinho que eles julgavam ter estragado estava ainda mais saboroso, devido a temperatura constante e a escuridão, promovidos pelo enterro.

Esta tradição é relembrada e vivenciada todo o terceiro sábado de cada mês na adega e restaurante Quinta do Olivardo, em São Roque (SP).

O turista que visita a casa nesta ocasião é convidado a enterrar uma garrafa numerada para, depois de seis meses, voltar, abrir as covas, desenterrar sua garrafa e degustar a iguaria.

Como chegar

A Adega e Restaurante Quinta do Olivardo está localizada no km 4 da Estrada do Vinho, em São Roque (SP), com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270). Informações adicionais, fotos e vídeos estão disponíveis no site www.quintadoolivardo.com.br

Comente sobre esta matéria ;)