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Projeto social do Teatro Alfa abre nova turma para oficina de criação teatral

São 60 vagas neste segundo online. Em aulas ao vivo pela internet, arte-educadores e técnicos ensinam o passo a passo da criação e montagem de um espetáculo de teatro. 

O participante descobre segredos e encantos dos bastidores de uma peça e as curiosidades atrás das cortinas. No final cada um cria e apresenta sua própria cena 

Remodelado para ambiente digital por conta do isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, o Descobrindo o Teatro, projeto social do Teatro Alfa, está com inscrições abertas para sua segunda edição digital. As aulas acontecem ao vivo, pela plataforma digital Sympla Streaming, através do aplicativo Zoom, entre os dias 21 de julho e 5 de agosto, às 18 horas, com acessibilidade em libras. São oferecidas 60 vagas. Realizado há quase 20 anos nas dependências do teatro, o Descobrindo, que atende jovens de ONGs e da rede pública de ensino da cidade de São Paulo, agora na pandemia encontrou uma solução para capacitar os mestres. Assim, é temporariamente dirigido a professores, que podem fazer inscrições pelo link https://bit.ly/3gAJfqH. A intenção é instrumentalizá-los para que estejam capacitados a compartilhar os conhecimentos com os estudantes nos próximos módulos. 

Com coordenação de Eloisa Elena (da Cia Barracão Cultural), as aulas virtuais do Descobrindo o Teatro são ministradas por ela mesma ao lado de Anie Welter Renato Hofer, e contam com a participação dos profissionais da equipe técnica do Teatro Alfa, vencedora do Prêmio APCA 2016. Cada um em sua área, eles falam sobre os elementos de uma montagem teatral – Som (Haroldo Constanzo), Iluminação(Claudio Gutierrez) e Espaço Cênico/Cenografia (Luiz Henrique). Com patrocínio do Banco Alfa e apoio de Whirlpool, Bain Company e Deutsch Bank, a proposta é oferecer aos participantes uma vivência global de um processo de criação e produção artística, através do conhecimento das etapas de realização de um espetáculo e as funções dos diversos profissionais que atuam numa sala de espetáculos.

Nos 15 dias de encontros virtuais, os conteúdos serão divididos em 10 atividades, com tarefas disponibilizadas através de links com conteúdos gravados para ilustrar. Conceitos sobre Iluminação, Figurino, Trilha Sonora e Criação de Cenastambém integram o conteúdo do projeto, que agora capacita os professores a estimularem os alunos (em casa ou na classe) a criar uma cena teatral, a partir dos recursos disponíveis nos seus espaços de quarentena. Também está no currículo a sessão (gravada) do divertido espetáculo Caixa Mágica, sobre a história do Teatro, da Grécia antiga aos tempos atuais.

Na impossibilidade de realização presencialmente, todas as atividades do curso foram adaptadas para que os conteúdos possam ser compartilhados por meio de aulas à distância. Os participantes serão estimulados a criar sua própria cena teatral a partir dos recursos disponíveis nos seus espaços de quarentena. Foi preciso reinventar as aulas neste tempo de pandemia. “Sem acesso ao espaço físico do teatro, o desafio está sendo adequar os conteúdos ao ambiente virtual”, conta Eloisa Elena. “Entender como usar os conceitos aprendidos no curso em sala de aula, sem os recursos, os equipamentos disponíveis no teatro. Na luz, por exemplo, falamos da necessidade de se buscar os efeitos desejados com o material que se tem em casa ou na classe, como lanterna, abajur ou o próprio celular. Assim, como estimulamos a criação do figurino e de ambientes do cenário”, comenta. 

Veja opinião de participantes

A primeira turma da versão digital, realizada em junho, contou com 40 participantes, todos professores da rede pública de educação. 

Nesta nova edição serão disponibilizadas 60 vagas, também para professores com o mesmo perfil. Veja algumas opiniões:

“O material produzido em vídeo ficou incrível, parecia realmente que estávamos dentro do teatro 

conhecendo a estrutura. E os encontros virtuais também foram especiais.”’ – Nayara Daniella Santos.

“Os materiais, a interação e disponibilidade dos formadores

e as trocas foram riquíssimas.”’ – Ricardo Armenio Moura de Santana.

“Muito boa a qualidade das informações sobre de luz, cenário, figurino, ehistória do teatro. O material em vídeo disponibilizado 

é de excelente qualidade. Muito bem pensado. As referências trazidas de musicais e peças, como exemplos, são sensacionais.” – Aline Rosa Gilg.

7 mil jovens atendidos desde 2003

O projeto Descobrindo o Teatro é uma iniciativa do Instituto Alfa de Cultura que visa democratizar o acesso ao teatro aproximando os jovens das artes cênicas e profissões ligadas ao teatro. Os jovens atendidos pertencem a famílias de baixa renda, estudam em escolas públicas ou fazem parte de ONGs que utilizam a arte como instrumento de inserção social. Com 10 módulos anuais e cerca de 7.000 jovens atendidos desde 2003, o projeto amplia, a cada ano, as atividades oferecidas aos participantes. Cada módulo consiste em quatro oficinas, em que os jovens podem vivenciar o processo de montagem e os elementos que integram a realização de um espetáculo. Além disso, eles assistem ao espetáculo Caixa Mágica, que mostra a evolução da técnica teatral através dos tempos, e um espetáculo de dança, música ou teatro, em cartaz na programação do Teatro Alfa naquele período.

2º Módulo: De 21 de julho a 5 de agosto

Para Professores da Rede Pública

Aulas ao vivo às 18h, com acessibilidade em libras

Atividades online

Inscrições: https://bit.ly/3gAJfqH

Para saber mais ou se inscrever para participar, entre em contato através das redes: http://www.teatroalfa.com.br/descobrindo-o-teatro-online/

Facebook: descobrindoteatro

Instagram: @descobrindooteatro 

Ficha Técnica

Realização: Instituto Alfa de Cultura. Coordenação: Eloisa Elena (Barracão Cultural). Educadores e elaboração de conteúdos: Anie Welter, Eloisa Elena e Renato Hofer. 

Participação nas aulas gravadas: Haroldo Constanzo, Luiz Henrique dos Santos Reis e Claudio Gutierrez. Marketing: Sandra Aoki e Marcela Gurzoni. Produção: Marcio Lourenço.  

Edição de vídeo: Lays Somogyi e Maria Lia. Assessoria de Imprensa – M. Fernanda Teixeira e Carlos Gilberto – Arteplural.

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