1

Parque da Ciência do Instituto Butantan oferece atividades especiais

Parque da Ciência do Instituto Butantan oferece atividades especiais para o Dia das Crianças

Atividades são gratuitas e reúnem uma programação especial para despertar o interesse da garotada pela ciência e preservação do meio ambiente, de forma lúdica e interativa

Em comemoração ao Dia das Crianças, o Centro de Desenvolvimento Cultural e a Biblioteca Científica do Instituto Butantan, órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, prepararam uma programação especial para atrair crianças e jovens. 

Todos os cinco museus (Biológico, Emílio Ribas, Histórico, Microbiologia e da Vacina) oferecerão, gratuitamente, durante todo o dia 11 de outubro(sábado, véspera do dia das crianças) brincadeiras, passatempos, desenhos de colorir, jogos de tabuleiro e rodas de leitura.

“O objetivo dessas atividades é despertar a atenção dos pequenos pela ciência desde o início da infância, para contribuir na formação de um pensamento crítico, ajudando a formar uma geração mais consciente da necessidade de preservação do planeta”, explica Suzana Fernandes, diretora do Centro de Desenvolvimento Cultural do Instituto Butantan. Todas as atividades estarão acessíveis em dois espaços, um em frente ao Museu da Vacina e outro no Espaço de Leitura Infantojuvenil da Biblioteca Científica (Edifício Vital Brazil).

Em frente ao Museu da Vacina, serão oferecidos jogos exclusivos que ensinam sobre saúde, biologia, preservação do meio ambiente e história, além de brincadeiras interativas que incentivam as crianças a aprenderem sobre microrganismos e imunização. Também haverá jogo de cartas que simulam os desafios de prevenção e controle de doenças infecciosas, e passatempos com temáticas de arboviroses, vacinação e sobre doenças que podem ser prevenidas por vacinas, além de um jogo interativo em formato de quiz com perguntas e respostas, para ensinar, de forma lúdica, os conceitos sobre microbiologia e sua relação com o meio ambiente. 

Os amantes de jogos de tabuleiro poderão interagir em um tabuleiro gigante, para entender de que forma as mudanças climáticas influenciam a disseminação de doenças, aprender sobre as medidas de prevenção nas situações do cotidiano, como enchentes, calor, lixo, água parada, e como elas se relacionam com os riscos à saúde.

Todo o público presente poderá participar de dinâmicas para aprender mais sobre os animais e suas características, a importância ecológica e os desafios para sua conservação. 

As crianças também poderão fazer um mergulho divertido e informativo no universo das serpentes e dos soros, por meio de uma roda de leitura do livro “E se uma cobra picar? Tem soro para tratar!”, escrito por Isabel Correia Batista (diretora do Museu Histórico) e ilustrado por Alexandra Terzian. O livro propõe um despertar da curiosidade e do gosto pela ciência em pequenos e grandes leitores.

Para os mais novinhos, o Espaço de Leitura Infantojuvenil da Biblioteca Científica preparou uma brincadeira inspirada nos livros sobre meio ambiente, reciclagem e cuidado com o planeta. Ao visitar o local, a criança vai receber um envelope com cartinhas ilustradas e coloridas que representam diferentes tipos de resíduos: papel, plástico, metal, vidro e orgânico. Para cumprir a missão o participante deverá circular pelos ambientes, encontrar a lixeira certa para cada item, usando as cores como pista, e conferir se acertou.

Confira os locais e horários de cada atividade:

Tenda em frente ao Museu da Vacina

Estação de jogos e atividades interativas

Horário: das 10h às 11h30 e das 13h30 às 15h

Tabuleiro Gigante “Saúde em jogo: Controle a epidemia”

Horário: das 10h às 11h30 e das 13h30 às 15h 

Roda de Leitura: “E se uma cobra picar? Tem soro para tratar”

Horário: às 11h e às 15h

Lançamento do jogo “Gatinhos virulentos”

Horário: das 10h às 11h30 e das 13h30 às 15h

Passatempos

Horário: das 10h às 11h30 e das 13h30 às 15h

Biojogos

Horário: das 10h às 11h30

Ao lado da tenda de atividades, em frente ao Museu da Vacina

Pulando e Jogando com os Microrganismo

Horário: das 10h às 11h30 e das 13h30 às 15h (3 sessões por período)

Em frente ao Museu da Vacina

VacinaRio 

Horário: das 15h30 às 16h

Biblioteca – Espaço de Leitura Infantojuvenil 

Gincana cores da reciclagem

Horário: das 10h às 16h30

Valor: Todas as atividades são gratuitas, sem necessidade de inscrição prévia

Comente sobre esta matéria ;)