1

O Vazio na Mala no Teatro Moise Safra.

O VAZIO NA MALA

O premiado espetáculo retorna aos palcos de São Paulo entre 

10 e 18 de outubro no recém-inaugurado Teatro Moise Safra

Entre ficção e realidade, O VAZIO NA MALArevela os

segredos de uma família sobrevivente da Segunda Guerra Mundial

A obra mescla fatos históricos a uma narrativa ficcional para reconstruir a jornada de uma família que, fugindo das perseguições nazistas, deixou a Alemanha rumo à China. Após enfrentar os desafios da ocupação japonesa em Xangai, em 1941, a família migrou para o Brasil, onde recomeçou sua vida. O Vazio na Mala fez sua temporada de estreia no Teatro do Sesi-SP, ganhou os Prêmios Bibi Ferreira, APCA, Cenym, foi indicado ao Prêmio Shell, e agora integra a programação do Teatro Moise Safra, em São Paulo. 

 

Idealizado pela atriz Dinah Feldman, que também está no elenco, a peça tem texto de Nanna de Castro e direção de Kiko Marques. Com Noemi MarinhoMarcelo Varzea e Fábio Herford no elenco, completará a marca de 100 apresentações nessa nova temporada.

Inspirada e provocada pelas marcas deixadas pela perseguição nazista, a dramaturgia inédita de O Vazio na Mala constrói uma ficção atual que desdobra temas universais e atemporais. A peça aborda como o silêncio permeia as relações familiares e sociais, ao mesmo tempo em que explora o poder do afeto na regeneração de feridas, muitas vezes de forma inesperada. No espetáculo, o silêncio é elevado à condição de personagem principal, guardado e vigiado dentro de uma antiga mala. Este objeto, aparentemente banal, carrega os horrores de um passado que insiste em permanecer oculto. É na busca pelo vazio que habita essa mala que a história ganha vida e revela seus segredos.

O Vazio na Mala estreou em março de 2024 em São Paulo através do Edital SESI Artes Cênicas – Teatro do SESI-SP Inéditos, com grande êxito. Desde sua temporada de estreia, alcançou um público de mais de 40 mil pessoas. Venceu o Prêmio Bibi Ferreira nas categorias Melhor Dramaturgia Original, Melhor Atriz (Noemi Marinho) e Melhor Peça de Teatro; o Prêmio APCA, na categoria Dramaturgia, para Nanna de Castro e Prêmio CENYM nas categorias Melhor Qualidade Artística e Melhor Cenário. Além da indicação ao Prêmio Shell de Melhor Atriz para Noemi Marinho.Concepção e idealização de Dinah Feldman, texto de Nanna de Castro e direção de Kiko Marques. No elenco, Noemi MarinhoFábio Herford, Marcelo Varzea e Dinah Feldman. Compõem também a equipe Gregory Slivar(trilha sonora), Márcio Medina (cenário), João Pimenta(figurinos), Louise Helène (visagismo) Wagner Pinto (luz), André Grynwask (videomapping) e Marcela Horta(direção de produção). Produção Original SESI-SP.

 

 

Sinopse

Silêncio, memória e afeto em cena: O Vazio na Mala explora os ecos do trauma familiar e da perseguição nazista.

 

O Vazio na Mala é um espetáculo teatral baseado em fatos reais, que mergulha nas profundas marcas deixadas pelo Holocausto e suas repercussões nas gerações subsequentes. A trama explora o impacto do silêncio e dos traumas nas relações familiares, revelando como o passado molda o presente e como o afeto pode ser uma poderosa ferramenta de cura. A história se desenrola em torno das memórias de uma família que fugiu da Alemanha nazista, atravessou a China e chegou ao Brasil, destacando os segredos guardados por décadas. Temas universais como os ciclos familiares, a busca por significado e a herança emocional permeiam a narrativa, enquanto a peça nos convida a refletir sobre o que resta de uma vida vivida em meio à violência e ao medo. A mala, objeto central e símbolo do espetáculo, guarda não apenas documentos, mas o silêncio e as memórias reprimidas de uma família que lutou pela sobrevivência. À medida que essas memórias são desvendadas, o público é levado a contemplar as complexidades do passado e o impacto dessas histórias no presente.

 

O Vazio na Mala é uma jornada emocional que explora a força da memória, do tempo e da resiliência humana.

 

Idealização e texto


A atriz Dinah Feldman idealizou o espetáculo ao tomar conhecimento, por meio do depoimento em vídeo do primo William Jedwab, dos fatos ocorridos com pais e avós dele. De valor narrativo, os dados fornecidos na gravação e uma mala de couro surrada vinda da Segunda Guerra (contendo documentos em alemão e chinês), trazida pelos parentes, contam a trajetória e o drama dos Jedwab. Hoje são documentos preservados e guardados no Museu Judaico de São Paulo. À saga da família, junta-se a ficção em torno da curiosidade sobre o conteúdo de uma velha mala de couro.

 

A ideia de montar a peça nasceu paralelamente ao trabalho de Dinah no núcleo Educação e Participação do Museu Judaico de São Paulo, quando conviveu por um ano com a mala, exposta no local depois de doada pelo primo. Nas visitas guiadas, a atriz contava a história do objeto. “Falando da mala, fui desenvolvendo o projeto do espetáculo”, diz, informando que ela e o primo logo escolheram Nanna de Castro para escrever o texto, que teve a obra reconhecida nos prêmios Bibi Ferreira, APCA e CENYM.

 

SERVIÇO

 

Skinlaser e SKaminsky 
apresentam
O VAZIO NA MALA

Culturas em Movimento – coletivo artístico e produção cultural

 

Drama, adulto, 90 min. Recomendado para maiores de 14 anos. 

Dramaturgia: Nanna de Castro. Direção: Kiko Marques. 

Elenco: Dinah Feldman, Fábio Herford, Marcelo Varzea e Noemi Marinho.   

 

De 10 a 18 de outubro de 2025

Teatro Moise Safra (Colégio Renascença)
Rua Professor Walter Lerner, 315 (antiga Rua Inhaúma) – Barra Funda, São Paulo – SP.

 

Temporada – 10 a 18 de outubro de 2025
De sexta e sábado, às 20h. Domingo às 19h.
Sábado, dia 18 de outubro, sessão extra às 17h.
Não haverá sessão no domingo dia 19.
Ingressos: R$ 120,00 inteira e R$ 60,00 meia entradaCapacidade: 420 lugares

Classificação: 14 Anos

Duração: 80 Minutos

 

Atividades complementares:

Durante a temporada, serão realizados 2 debates com convidados sobre temas relacionados ao espetáculo, abertos ao público presente.

 

Comente sobre esta matéria ;)