1

Natal e Black November aquecem o mercado de flores

Esse ano, além das flores, plantas e acessórios diversos para decoração, o Ceaflor ofereceu também um curso de capacitação de mão de obra para floriculturas e decoradores da região. Entre as tendências para a data, o tradicional vermelho reina absoluto este ano

O clima natalino chegou mais cedo em 2025 e já movimenta o mercado de flores, plantas e acessórios em todo o país. No Ceaflor, maior e mais completo centro atacadista do setor no Brasil, as vendas de itens natalinos começaram em outubro e ganharam força em novembro, impulsionadas pelo “Black November”, que estendeu as promoções da tradicional Black Friday por todo o mês.

“O movimento americano da Black Friday vem se transformando no Brasil. Hoje, o comércio antecipa as promoções para o início de novembro. Afinal, nada melhor do que uma decoração natalina para esquentar o clima e acelerar as compras de final de ano”, destaca Antônio Carlos Rodrigues, presidente do Ceaflor.

Entre as tendências para o Natal de 2025, o vermelho tradicional reina absoluto, acompanhado dos tons de burgundy e vinho. Os laços de veludo, inspirados na tradição inglesa, estão em alta e reforçam o estilo clássico que volta com força neste ano. As flores e plantas típicas da data, como Tuias e Poinsétias, chegaram em novembro e tiveram suas vendas intensificadas a partir da segunda quinzena, mas a paleta vermelha também se estende a outras espécies como antúrios, begônias e kalanchoês, que conquistam espaço nas decorações.

 Cursos de Capacitação 

Além da movimentação comercial, o Ceaflor investiu em capacitação profissional para floriculturas e decoradores da região. Em parceria com a Prefeitura de Jaguariúna, promoveu três dias de curso com renomados professores de arte floral, entre eles Paulo Perissoto, Tanus Saab e Michel Benevenute. As 35 vagas oferecidas foram rapidamente preenchidas. Nos dias 13 e 17 de novembro, os participantes aprenderam técnicas de buquês e arranjos florais, e no dia 2 de dezembro, Benevenute ministrará a última etapa, dedicada à criação de um Natal clássico em vermelho, aplicado a guirlandas e arranjos de mesa com pinhas, berries, folhagens, cedros e araucárias.  “Vamos trabalhar com tudo bem fresco e natural”, finaliza.

Sobre o Ceaflor

Com seis anos de atuação, o Ceaflor se consolidou como o maior mercado atacadista de flores, plantas e acessórios para floricultura, paisagismo e decoração do Brasil. Sua criação foi decisiva para elevar a participação da região de Holambra no mercado nacional, que passou de 48% para quase 70%.

Resultado da iniciativa de um grupo de empresários e produtores experientes, o Ceaflor movimenta a economia local com 1.600 empregos diretos e diversos postos indiretos em sítios e empresas representadas. Com 946 boxes em funcionamento, o mercado reúne uma ampla variedade de produtos cultivados em diferentes estados brasileiros, como São Paulo, Pernambuco, Rondônia, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

O Ceaflor está localizado na Rodovia Pref. Aziz Lian (SP 107), Km 29,3 –  Borda da Mata- SP, via que dá acesso a Holambra a partir da Rodovia Campinas-Mogi-Mirim (SP 340).

Comente sobre esta matéria ;)