1

Má postura é a principal causa de dor nas costas

As dores nas costas já atingem 80% da população segundo a OMS e a maior parte delas são provenientes de vícios posturais se perpetuam devido à falta de pequenas mudanças ou orientações. Com uma postura adequadamente alinhada é possível sanar o problema e até crescer alguns centímetros, o fisioterapeuta Cadu Ramos de SP revela como.

Postura ereta não é só uma questão de elegância – principalmente entre as mulheres. A falta de alinhamento da coluna pode desencadear dores e complicações ortopédicas se não forem tratadas – e daí não tem salto alto que as devolva. A boa notícia é que, na maioria dos casos, ela pode ser corrigida.

Cadu explica que a postura correta consiste em olhar sempre na linha do horizonte com a cabeça sempre mais elevada. A partir de alguns testes simples feitos em consultório, já é possível definir o melhor tratamento para cada caso.

“As pessoas costumam negligenciar áreas como os estabilizadores da escápula, que são essenciais para manter a boa postura e são eles os responsáveis por sustentar a musculatura que deixa esse osso do ombro no seu devido lugar”, revela.

E a conta pode até demorar, mas chega. “As dores  crônicas podem demorar a aparecer, mas, de dores sazonais, tornam-se crônicas rapidinho pela sobrecarga nas vértebras que podem ocasionar uma artrose precoce ou hérnia de disco”, explica.

Para reverter esse quadro, Cadu aposta em alguns exercícios importantes de alongamento e alinhamento postural, que podem começar a serem feitos hoje mesmo, em casa, no carro ou até no trabalho.

Aperto de mãos em si mesmo

Em pé, junte as mãos atrás do corpo, como se estivesse fazendo um aperto de mãos em si mesmo e com as mãos ainda unidas, puxe os ombros para trás sem mover o pescoço. Os ombros devem ser puxados até o peito se abrir e sentir o estiramento dos músculos. Essa posição deve ser realizada por 30 segundos.
 
Escápulas


Sentado, tente unir as escápulas o máximo que puder (que são aqueles ossos das costas que ficam atrás dos ombros) como se estivesse tentando segurar algo bem pequeno entre elas. Enquanto elas flexionam, os ombros devem se mover para baixo, em relação às orelhas.
Esse exercício pode ser feito por 10 segundos e repetido 10 vezes diariamente.
 
Alongamento na cama


Sem desculpas, esse exercício dá para fazer manhã, ao acordar, ou à noite, antes de dormir.
Deite com as costas na cama e os pés no chão. Nessa posição, os joelhos devem estar flexionados e para cima. Enquanto isso, os braços devem ficar estendidos longe do corpo, com as palmas das mãos para cima.
Deixe sentir um leve alongamento nas costas e nos ombros por cerca de 10 minutos.

Comente sobre esta matéria ;)