Férias? Divirta as crianças em casa!
Separamos uma série de brincadeiras e atividades para manter seu filho entretido em casa.
A neuropsicopedagoga e especialista em psicomotricidade Lidiane Leite, afirma que os pais podem e devem participar e ajudar no desenvolvimento cognitivo e motor das crianças. “Não é preciso muito para ajudar as crianças a se desenvolverem. É possível fazer isso dentro de casa e sem gastar muito dinheiro. A família da criança precisa participar do processo de aprendizagem. Sem o apoio da família, a professora não consegue caminhar nem desempenhar um bom trabalho. É necessário que escola e a família caminhem juntas. Os pais podem e devem brincar com seus filhos nas férias.”
Lidiane Leite, enfatiza que a brincadeira é muito importante para o desenvolvimento das crianças. “É através do brincar, que a criança experimenta situações, organiza suas emoções e processa informações. Sempre digo isso nos meus cursos, o ato de brincar vai muito além do que um simples momento de descontração e divertimento. Ele é indispensável para a saúde física, emocional e intelectual da criança.”
Segundo Lidiane, o brincar é mais importante que o próprio brinquedo. “Criança que é acostumada brincar com brinquedos eletrônicos que piscam, giram e fazem tudo sozinho pode ter muita dificuldade de usar a imaginação e de desenvolver um pensamento analítico. A criança precisa interagir com o brinquedo. Ela precisa olhar um rolo de papel higiênico e enxergar nele uma luneta ou um canhão.”
Pensando em auxiliar no desenvolvimento infantil das crianças, a especilista em psicomotricidade Lidiane Leite separou algumas atividades simples e baratas, que ela recomenda em seus cursos e palestras.
01 – Carimbo diferente
Coloque uma tinta em um potinho, mergulhe uma esponja que você não usa mais em casa e incentive a criança a “carimbar” ou pintar em cima de uma folha de sulfite.
02 – Pintura maluca
Pegue uma escova de dente velha ou um pente de cabelo fino que não se usa e molhe na tinta. Depois é só sair pintando o papel através de batidinhas e por fim pode “varrer” a tinta espalhando por toda a folha de sulfite.
03 – Pescaria gelada
Em uma vasilha com água natural coloque alguns cubos de gelo. Depois peça para a criança pescar os cubos de gelo com uma colher e em seguida jogar o gelo pescado em uma outra vasilha vazia.
04 – Batata quente digital
Pegue o celular e ligue o temporizador em 10 segundos. Ligue a câmera e aperte o botão. O celular servirá de batata quente e passará de mão em mão. Quando o tempo se esgotar, o celular vai tirar a foto e a criança que ficou com ele, será eliminada. Depois da brincadeira, até vale sentar com as crianças e se divertirem olhando as fotos que ficaram registradas no celular.
05 – Desafio da linha
Entregue uma linha (nº60) para a criança e pela para ela enfiar em uma agulha de costura sem ponta.
06 – Enchendo o paliteiro
Peça para a criança enfiar os palitos de dente(sem ponta) dentro do paliteiro, através do seu buraquinho.
07 – Transferindo água
Mergulhe uma esponja num pote com água, depois aperte e esprema a mesma esponja num outro pote vazio.
08 – Construindo braceletes
Recorte pedações de rolo de papel higiênico e peça para as crianças pintarem. Se tiver um pouco de tinta ou glitter, fica perfeito!
09 – Encontre o par
Deixe 5 meias abertas em uma superfície de forma desordenada. A criança precisará encontrar os pares observando seu tamanho, cores e estampas. Tente escolher meias bem diferentes.
10 – Organizando os potes
Primeiro abra os potes. Segundo coloque no lado direito as tampas misturadas e do outro lado os potes. Em seguida a criança deve encontrar a tampa certa de cada pote deixando todos organizados e fechados.
11 – Menor para maior
Pegue 3 colheres de tamanho diferente e misture elas. A criança deve colocar em ordem crescente. Depois misture de novo as colheres. Em seguida, a criança deverá colocar em ordem decrescente.
12 – Desafio dos 5 objetos
Separe 05 objetos. Depois, a criança deve olhar durante um minuto para a disposição dos objetos. Após observar, peça para ela fechar os olhos. Em seguida, mude a ordem de lugar de um objeto. Por fim, solicite que a criança abra os olhos e descubra qual objeto mudou de lugar.
“Vivemos em uma geração que está sofrendo de intoxicação digital. Muitas crianças estão imersas no mundo digital, ficando expostos a conteúdos tóxicos, agressivos e inadequados. Estamos criando crianças-zumbis. A tecnologia não é ruim, mas precisamos limitar e controlar o uso desses aparelhos. A tecnologia não pode dominar todas as horas livres da criança. Os pais devem oferecer ambientes potencializadores e brincar mais com os seus filhos até para estreitar melhor os laços afetivos com eles, finaliza a Neuropsicopedagoga Lidiane Leite.
Excelente matéria, parabéns Lidiane Leite 😍