Dia Nacional do Bolo de Cenoura: saiba mais sobre a origem da receita

Cidade Receitas

Villa Brunholi oferece Café da Manhã Colonial como opção para aproveitar a receita celebrada em fevereiro

No dia 3 de fevereiro é celebrado Dia Nacional do Bolo de Cenoura. Muitos discutem a origem da receita. Embora a data tenha sido criada nos Estados Unidos, o bolo de cenoura do jeito brasileiro está mais do que intrínseco na cultura da gastronomia brasileira. Uma ótima opção para se deliciar com essa sobremesa é aproveitar o Café Colonial do tradicional complexo gastronômico e turístico Villa Brunholi, em Jundiaí.

De acordo com historiadores do século XVI[1], a receita atual teria se originado a partir de pudins de cenoura dos tempos medievais, época em que o açúcar era difícil e caro para se transportar e as cenouras eram utilizadas para substituir o açúcar. De tempos pra cá ela sofreu diversas alterações e, com o passar dos séculos, a cenoura foi incorporada à massa de bolo e ganha diversos tipos de coberturas dependendo do lugar, como por ex.: nos EUA, que ganha cobertura de glacê cremoso acompanhado de nozes; e o jeito brasileiro com a cenoura batida junto à massa no liquidificador bem areado e amarelinho com cobertura de chocolate.

A 70 km de São Paulo, com o clima interiorano num bairro tradicional italiano de Jundiaí é possível apreciar essa receita. Segundo Sandra Brunholi, do complexo turístico gastronômico Villa Brunholi, o bolo de cenoura é um dos carros chefes do cardápio do Café da Manhã Colonial, junto bolo vulcão, a polenta frita de fubá diferenciado e o capuccino frio. “Muitos clientes começaram a pedir porque a região carecia desse tipo de serviço, então resolvemos acrescentá-lo ao cardápio do restaurante em 2017”, conta. O café da manhã é oferecido aos sábados e domingos, das 8h às 11h30, e foi implementado a pedido dos visitantes.

Aos sábados, o serviço custa R$ 35 e, aos domingos, R$ 39. Crianças de até 5 anos não pagam e, entre 6 e 11 anos, pagam meia. Para os aniversariantes da semana, o serviço é cortesia, desde que acompanhado de um adulto pagante e mediante apresentação de documento de identificação com foto. Saiba mais: https://brunholi.com.br/.

[1] http://www.carrotmuseum.co.uk/carrotcake.html. Acesso em janeiro de 2020

Comente sobre esta matéria ;)