1

Dia da Árvore é celebrado pela AccorHotels com resultado do programa de reflorestamento na Serra da Canastra

Infográfico do programa de reflorestamento da AccorHotels

A AccorHotels celebra o Dia da Árvore no dia 21 de setembro com os resultados da América do Sul do seu programa global de reflorestamento, o Plant for the Planet. Desde 2009 o projeto está ativo no Brasil e, desde 2013, no Peru. De lá para cá, já foram plantadas 560 mil árvores, o que corresponde a 313 hectares de reflorestamento na Serra da Canastra (MG) e 31 hectares na região de San Martín, no Peru.

A dinâmica do programa é simples. O hóspede pode optar por não trocar a toalha durante a estadia contribuindo, desta maneira, com a economia de água nas lavagens e, consequentemente com a plantação de árvores.

As áreas de plantio foram escolhidas pelo parceiro global do Plant for the Planet, a Pur Projet, que leva em consideração fatores como nível de desmatamento, capacidade produtiva de mudas por parte do parceiro de reflorestamento, impacto ambiental, entre outros. No caso do Brasil, a ONG escolhida foi a Nordesta Associação de Reflorestamento & Educação. Para o projeto, a escolha da Serra da Canastra foi motivada por estar localizada nas nascentes do Rio São Francisco. Já no Peru, a associação parceira é a Acopagro, Cooperativa Agraria de Cacau Orgânico.

O reflorestamento é feito em terras de produtores rurais locais. “O reflorestamento tem um papel muito importante para a propriedade, principalmente pela recuperação das áreas degradas e conservação das nascentes. Para a comunidade os benefícios vão ainda além, como combate à poluição, erosão e assoreamento de rios. Recomendo a todos os produtores da região a fazer este trabalho de reflorestamento”, comenta Onildo da Costa, gerente de propriedade rural da Serra da Canastra, apoiada pelo Plant for the Planet.

“O que me levou a aderir ao projeto e ceder uma área da minha fazendo para o reflorestamento foi a vontade de contribuir para o meio ambiente e para a recuperação da bacia hidrográfica. O verde tem que fazer parte da nossa vida!” – Paulo Ricardo, proprietário rural da Serra da Canastra.

Comente sobre esta matéria ;)