Conheça mais de Madrid, a capital do futebol mundial
Chamada, e com razão, de capital do futebol mundial nos últimos anos, Madri ama o esporte como nenhuma outra cidade na Terra, com lembretes da LALIGA sempre presentes enquanto você percorre as ruas.
Os estádios Santiago Bernabéu do Real Madrid e Cívitas Metropolitano do Atlético de Madrid recebem jogos em fins de semana alternados durante toda a temporada da LALIGA. Se você preferir algo diferente dos ‘dois grandes’ na capital, Getafe CF e Rayo Vallecano também estão na LALIGA EA SPORTS este ano.
Isso é apenas o começo, no entanto. Por toda a cidade, há lembretes de que o futebol está entrelaçado com a história da cidade há mais de um século, esperando que os torcedores de todos os times os busquem.
1. Museus no Santiago Bernabéu e Cívitas Metropolitano
Comparecer a um jogo da LALIGA no Bernabéu ou Cívitas Metropolitano estará no alto da lista de qualquer fã de futebol que venha a Madri, mas os visitantes também podem ficar interessados em saber que ambos os estádios estão abertos durante a semana para permitir que os torcedores os visitem quando não há jogos.
O tour pelo estádio Bernabéu é a terceira atração turística mais visitada de Madri, uma conquista notável considerando as outras atrações de classe mundial que a cidade oferece. O museu do clube possui exposições que vão desde as chuteiras usadas por Santiago Bernabéu até instalações multimídia que o colocam no campo ao lado de estrelas como Luka Modrić e Vini Jr. Você também pode caminhar pelos passos dos jogadores até o túnel e sair no gramado sagrado, fazendo perguntas na zona mista para a imprensa.
O tour pelo estádio Cívitas Metropolitano oferece acesso semelhante à nova casa supermoderna do Atlético, com os fãs sendo bem-vindos ao vestiário e outras áreas dos bastidores onde jogadores como Antoine Griezmann e Jan Oblak se preparam para cada jogo. Você também pode sentar na cadeira do técnico Diego Simeone no banco e tirar selfies com o mascote do clube, Indi.
Há também um museu mais geral de futebol na Praça Puerta del Sol chamado LEGENDS, The Home of Football, apresentado pela LALIGA, que possui a maior coleção de objetos da história do esporte. Um total de 600 peças é exibido em um espaço de 4200 m2, onde os visitantes também podem desfrutar de experiências imersivas e tecnológicas que os levarão por mais de um século de história.
2. Cibeles e Neptuno
A quatro quilômetros do Bernabéu, seguindo pela arborizada Paseo de la Castellana, está a Fuente de Cibeles. Os fãs do Real Madrid sabem que esta fonte neoclássica do século XVIII, com a deusa grega da Terra Mãe em uma carruagem puxada por dois leões rugindo, desempenha um papel fundamental em cada celebração de troféu.
A tradição do capitão da equipe do Real Madrid envolvendo um cachecol do clube nos ombros da deusa remonta à metade da década de 1980 e está especialmente associada à equipe ‘Quinta del Buitre’, que conquistou cinco títulos consecutivos da LALIGA com o atual diretor do clube, Emilio Butragueño, no ataque.
A rivalidade no dérbi de Madri é tão próxima que apenas 500 metros adiante na rua está a Fuente de Neptuno, com o deus grego do mar agitando seu tridente diante do mundialmente famoso Museu do Prado. Os torcedores do Atlético de Madrid vêm aqui para celebrar sucessos, como seu título mais recente da LALIGA EA SPORTS na temporada 2020/21.
3. Sol e Palácio
No centro de Madri está a Praça Puerta del Sol, o ‘quilômetro zero’ de onde todas as distâncias rodoviárias na Espanha são medidas, e um local movimentado cheio de vida e energia 24 horas por dia.
Tanto o Real Madrid quanto o Atlético têm lojas do clube nas proximidades, úteis para ingressos de jogos, lembranças e souvenires. Visitantes atentos também notarão a estátua de granito ‘Oso y Madroño’ [Urso e Medronheiro] do escudo do Atlético, no nordeste de Sol. Do outro lado da praça está a Real Casa de Correos, antes o correio real, mas agora sede do governo regional, de cuja sacada os jogadores do Real Madrid e do Atlético se dirigem aos fãs no dia seguinte à conquista de um troféu.
Uma curta caminhada pela Calle Mayor leva você ao Palácio Real, residência oficial dos Reis da Espanha por séculos, embora o Palacio de Zarzuela seja a verdadeira casa do Rei Felipe VI, grande torcedor do Atlético desde sua juventude e presidente honorário do clube desde 2003. O pai de Felipe, Juan Carlos, Rei de 1975 até 2014, é um confirmado torcedor do Real Madrid e era um visitante regular do Bernabéu. Deve ter proporcionado conversas familiares interessantes nos dias de dérbi ao longo dos anos…
4. Rastro e Madrid Río
Os caçadores de memorabilia de futebol não vão querer perder o mercado de pulgas Rastro de Madri, que se estende desde a Plaza de Cascorro pela La Ribera de Curtidores e ruas ao redor. Todas as manhãs de domingo, barracas ao ar livre vendem de tudo, incluindo todo tipo de memorabilia de futebol, de programas autênticos a figuras comemorativas a camisas replica vintage.
A poucos passos ao sul do centro da cidade está o rio Manzanares, onde ficava o antigo Estádio Vicente Calderon, agora totalmente demolido, onde o Atlético jogou de 1966 até 2017. Estendendo-se em cada direção está o parque ‘Madrid Río’, uma área de recreação e cultura cheia de atividades para crianças. Há também campos
5. Costeletas e Contrafilés
Os fãs que visitam Madrid também têm a chance de comer em restaurantes frequentados por estrelas da LALIGA e, se tiverem muita sorte, talvez até avistem um jogador do Real Madrid ou do Atlético de Madrid saboreando um bife pós-partida.
O Meson Txistu na Plaza Angel Carbajo é onde os jogadores do Real Madrid tradicionalmente se reuniam para celebrar as vitórias na LALIGA, como confirmado pelas paredes com fotos de jogadores passados e presentes, treinadores e presidentes dos Blancos. O Asador Donostiarra nas proximidades, na Calle de la Infanta Mercedes, oferece um menu similarmente focado em carne, e as imagens dentro do restaurante confirmam que foi o local da comemoração quando o Atlético venceu o título em maio de 2014. O atual treinador do Atlético, Diego Simeone, também é conhecido por visitar a churrascaria Di Maria na Calle Felix Boix.