1

Conheça, caminhando, o melhor da arquitetura de Buenos Aires

A Entidade de Turismo convida você a fazer um passeio arquitetônico a pé que o deixará ainda mais apaixonado pela capital argentina


Uma das primeiras coisas que se pensa sobre Buenos Aires é em sua arquitetura. A “Paris da América do Sul” oferece um prato cheio para turistas que querem se maravilhar com prédios imponentes e edifícios cheios de história e simbolismo. Por isso, a Entidade de Turismo de Buenos Aires separou algumas dicas de lugares que o turista não pode perder de vista. 

O ideal, claro, é desbravar as pérolas da arquitetura da cidade caminhando. E nesse caso, não há dica melhor que o BArquitur. Esse serviço oferece diferentes walking tours arquitetônicos realizados pela arquiteta e guia turística Cynthia Acher Masri, convidando a todos os turistas a descobrirem esta bela cidade e todos os segredos de seus edifícios e construções mais emblemáticas. Mais informações em www.barquitur.com

Por outro lado, se a idéia é construir seu próprio caminho, descrevemos alguns pontos da cidade que você não pode perder:

TEATRO COLÓN

O Teatro Colon é um dos mais importantes e imperdíveis teatros líricos do planeta, à altura do La Scala em Milão, da Opera Garnier em Paris e da Royal Opera House em Londres. Com mais de um século de existência, em 2008 o governo da cidade de Buenos Aires iniciou uma restauração profunda, a fim de devolver todo o seu esplendor e, ao mesmo tempo, proporcionar-lhe os mais importantes avanços tecnológicos. Este trabalho permitiu a reabertura do Teatro Colón para o bicentenário da nação argentina, em 2010.

EDIFÍCIO KAVANAH

Incolor, sem ornamentos, altos, simples e integrados à paisagem urbana, os edifícios da arquitetura racionalista contrastam com os da belle èpoque francesa. Eles são tão fáceis de distinguir quanto difíceis de encontrar nas ruas de Buenos Aires. Eles se impõem, mas não são muito. O mais emblemático é o edifício Kavanagh, em frente à Plaza San Martín, no bairro do Retiro. Foi inaugurado em 1930, após apenas 22 meses de construção, com uma estrutura de concreto armado e 120 metros que o transformaram no mais alto da América do Sul. 

TORRE MONUMENTAL

A famosa Torre dos Ingleses foi transformada em Torre Monumental após a Guerra das Malvinas. Foi doado por residentes britânicos em 1910, por ocasião do centenário da Argentina. Sua localização não é acidental: por muitos anos foi a porta de entrada para imigrantes que chegavam do porto ou da estação ferroviária de Retiro. Medindo 60 metros de altura, é revestida de tijolos vermelhos e pedra esculpida dividida em seis registros. No interior, há um elevador de vidro que atravessa os quartos até chegar ao sexto andar.

CEMITÉRIO DE LA RECOLETA

Como se o século XVIII nunca tivesse terminado, a arquitetura neoclássica ainda está presente na cidade. Seu expoente máximo pode ser o Cemitério da Recoleta, um local que gera curiosidade, pois está localizado em um dos bairros porteños mais elegantes. Foi inaugurado em 1822, mas em 1881 o então prefeito Torcuato de Alvear encomendou a reforma do espaço ao arquiteto Juan Antonio Buschiazzo. Possui um pórtico central neoclássico, fila dupla de quatro colunas de ordem dórica grega, que estão ladeadas por uma pilastra.  

FACULDADE DE DIREITO

Muito mais moderna, mas também impressionante, surge a Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires, a poucos quarteirões do cemitério. Em 1942, os arquitetos Arturo Ochoa, Ismael Chiaporri e Mario Vinent começaram o projeto executando o que lhes foi pedido: uma massa central clássica e monumental para a fachada. Ocupa 40.000 m2, possui 14 colunas dóricas na frente e no centro há uma grande sala de aula para 1200 pessoas.

PALOLO BAROLO

Visita obrigatória para turistas e moradores locais, este prédio localizado na Av. de Mayo 1370 iniciou sua construção em 1919 e terminou em 1923, tornando-se o edifício mais alto da América Latina e um dos mais altos do mundo em concreto armado na época. Luis Barolo, um produtor agrícola poderoso, contratou o arquiteto Mario Palanti para realizar o projeto de um edifício inspirado na obra “A Divina Comédia” para preservar as cinzas do famoso Dante Alighieri.

VISITAS GUIADAS A PÉ

A Entidade de Turismo de Buenos Aires oferece um grande número de visitas guiadas a pé, entre as quais também há passeios para descobrir a arquitetura de Buenos Aires. Você pode fazer isso de graça, escolhendo o tema que mais lhe interessa: 

  • Almagro e suas jóias de arquitetura, com referências da educação religiosa de Buenos Aires e seus prédios deslumbrantes.
  • Retiro e sua arquitetura ferroviária, para recriar o mundo mágico e atraente dos trens, passando pela histórica estação ferroviária de Mitre, recentemente restaurada.
  • Cinemas e teatros de Buenos Aires, para explorar os cinemas da era de ouro de Buenos Aires
  • Fábricas restauradas: em um passeio do Parque Lezama ao bairro de Barracas, você pode aprender sobre o passado industrial dessa área e a conservação do patrimônio; uma experiência diferente para conhecer as diferentes estratégias de restauração.  

Todos os passeios exigem registro prévio. Para mais informações, você pode entrar aqui.  

Comente sobre esta matéria ;)