1

Como manter a boa saúde oral das crianças

O odontopediatra tem um papel fundamental no envolvimento do núcleo familiar em relação às orientações de uma boa higiene oral das crianças, desde a prevenção das doenças da gengiva e dos dentes (cárie dentária), bem como da promoção de funções orais fundamentais, como mastigação, fonação e deglutição.

“Por meio da filosofia preventiva denominada “Primeiros Mil Dias”, que acompanha as famílias desde a gestação até o segundo ano de vida, este é considerado um período importante do crescimento e desenvolvimento da criança, para a introdução de atitudes e ações favoráveis”, diz a odontopediatra Cristina G. Del Conte, presidente do Núcleo de Estudos de Saúde Oral da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP). “E isso tanto para a saúde geral da criança, como para a saúde oral, através do crescimento harmonioso dos arcos dentais e da face”, completa Cristina. Abaixo, a especialista dá dicas de como manter uma boa saúde oral.

Durante a gestação:

– mantenha uma alimentação balanceada;
– mantenha a higiene oral diária;
– realize consulta com seu dentista para controle;
– procure um odontopediatra para receber as orientações iniciais.

Durante os dois primeiros anos de vida:

– amamentação exclusiva até o 6º mês de vida;
– assim que nascerem os primeiros dentes, comece a escovar com escova pequena e pasta de dente com flúor, no volume equivalente a meio grão de arroz;
– alimentação sem açúcar;
– durante a alimentação de transição, forneça alimentos com texturas diferentes, para a criança exercitar a mastigação;
– procure o odontopediatra.

Comente sobre esta matéria ;)