Centro histórico de São Paulo vira palco de ensaio fotográfico de Mário Barila
As fotos têm como objetivo financiar ações socioambientais apoiadas e desenvolvidas pelo Projeto Água Vida
O centro histórico de São Paulo foi o cenário escolhido pelo fotógrafo e ambientalista Mário Barila para um ensaio fotográfico. A série de imagens, encenadas por bailarinas e bailarinos, tem como finalidade financiar as ações socioambientais do Projeto Água Vida, iniciativa criada em 2010 e que já apoiou centenas de causas em prol da preservação dos biomas brasileiros.

Na nova coleção de Barila, os cartões-postais da cidade transformam-se em um imponente palco para o grupo formado pelos bailarinos Bianca Huang, Isabelle Dantas, Rayssa Albuquerque, Diego Souza e Gabriel Félix. As imagens conduzem a um passeio pelos monumentos da região, revelando marcos que contam a origem e parte da história da maior metrópole do país.

O tour fotográfico tem início na Praça da Sé, onde se encontram o Marco Zero, monumento que simboliza o centro geográfico da cidade, e a Catedral da Sé. Já a Casa da Imagem de São Paulo, o Solar da Marquesa de Santos e o Pátio do Colégio, considerado o berço da capital paulista, ganham atmosfera de delicadeza e humanização com os movimentos de dança.

O ensaio inclui ainda o Museu das Favelas, instalado no casarão projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, que abrigou a antiga sede da prefeitura entre 1935 e 1965.
A obra fotográfica presta uma homenagem à cidade, valorizando tesouros arquitetônicos que atestam a trajetória de São Paulo. Assim como nos demais ensaios produzidos por Barila, a nova coleção será comercializada pelo site do Projeto Água Vida (www.projetoaguavida.com.br).

Os recursos obtidos com a venda das fotos de Barila já financiaram a instalação de viveiros de espécies nativas para reflorestamento e educação ambiental em Bonito (MS), Distrito Federal, Curitiba (PR), Eldorado do Sul (RS), Ilha de Cotijuba (PA), comunidade do Rio Solimões (AM), Tiradentes (MG), Fernando de Noronha (PE) e São Sebastião (SP). O Projeto Água Vida também apoia iniciativas de recuperação de áreas degradadas ou devastadas por incêndios, além de ações de preservação de habitats de espécies ameaçadas, como o sauim-de-coleira, a ararajuba e outros animais em risco de extinção.
Projeto Água Vida – Desde 2014: Criado pelo fotógrafo e ambientalista Mário Barila, a iniciativa tem como objetivo desenvolver e realizar ações em prol da preservação e educação ambiental, além de resgate da cidadania, destacando a importância vital da água para a vida do planeta. As ações são financiadas com a venda de suas fotos e doações de parceiros. Economista de profissão, Mário Barila passou a se dedicar à fotografia, sua paixão desde a adolescência. Ao se aposentar, especializou-se na arte da fotografia com o renomado fotógrafo Araquém Alcântara, famoso por retratar a fauna e flora brasileira. Sensibilizado com pessoas em situação de extrema pobreza e as questões ambientais encontradas em suas viagens pelo Brasil e exterior, Barila resolveu usar a fotografia para apoiar as causas socioambientais. É através de sua câmera que ele registra fotos da natureza ameaçada pelo homem, espécies em extinção, a realidade das comunidades locais, assim como a luta pela preservação da vida e do planeta. Os interessados em conhecer mais sobre as atividades do Projeto Água Vida e contribuir com as ações de Mário Barila podem o blog do projeto ou a página no Instagram/ @mariobarilafilho.