Cães também podem sofrer de depressão
A falta de companhia eleva o nível de estresse e contribui para o desenvolvimento de problemas psicológicos e comportamentais nos pets
A rotina frenética impede que a maioria das pessoas tenha mais tempo para se dedicar ao seu bichinho de estimação. De acordo com especialistas, a falta de companhia ou isolamento eleva o nível de estresse do cão e, com isso, contribui para o desenvolvimento de problemas psicológicos e comportamentais. Apontada como o grande mal canino nos dias de hoje, a síndrome da ansiedade da separação pode provocar crises de depressão, alternadas com momentos de grande agitação, levando o pet a destruir móveis e objetos, fazer as necessidades fora do local adequado, latir muito e lamber as patas compulsivamente, chegando até mesmo a se machucar.
“Assim como as pessoas roem as unhas, os cães podem ter este tipo de comportamento como uma espécie de resposta a um distúrbio psicológico provocado pelo tédio”, afirma o veterinário do Clube de Cãompo, Aldo Macellaro Júnior. Segundo ele, os cães ficam entediados quando passam longos períodos sozinhos e não realizam atividades suficientes para gastar energia. Esse sentimento atinge qualquer animal, mas principalmente os de grande porte. O tamanho do espaço onde residem também tem influência em seu estado de ânimo. “Além disso, o sedentarismo pode ocasionar outros problemas de saúde, como a obesidade”, alerta o profissional.
O contato com a natureza e a interação com outros cães são fundamentais para garantir o bem-estar dos animais. Também é preciso dar opções para que eles se exercitem. “Um simples passeio, no início ou no final do dia, nem sempre é suficiente para gastar a energia acumulada”, explica Macellaro Júnior. “Investir na socialização é muito importante para que o animal tenha uma qualidade de vida melhor. As relações sociais com outros pets e pessoas diferentes contribuem para tornar o bichinho de estimação mais saudável”, completa.
Bem-estar físico e emocional
No Clube de Cãompo, hotel fazenda para cachorros em Itu, interior de São Paulo, a 80 quilômetros da capital paulista, os pets podem aproveitar o day care ou hospedagem, com uma série de atividades como spa, natação e agility (corrida com obstáculos). São 60.000 m² de área verde para que eles gastem energia à vontade e socializem com outros cachorros. “A natureza do cão é viver em matilha, em bando”, comenta o veterinário.
O local ainda conta com chalés exclusivos, com monitoramento 24 horas, divididos em áreas que separam os cães maiores dos menores, garantindo a segurança dos animais. Há, também, suítes de 30 m² com ventiladores de teto, quintal acoplado e programação recreativa personalizada. Além disso, o espaço possui serviço de transporte porta a porta em veículos climatizados para a comodidade e segurança dos clientes.
O Clube de Cãompo fica na Rodovia SP 300 (Dom Gabriel Paulino Bueno Couto), km 95 – Itu/SP. Mais informações pelos telefones (11) 4024-6914 e (11) 9 9968-4729. Site: www.clubedecaompo.com.br
[themoneytizer id=”16685-16″]