1

A anatomia de um lápis, curiosidades deste utensílio

A anatomia de um lápis: As curiosidades de como esse utensílio tão querido é produzido e utilizado ao redor do mundo

O lápis – além de ser um dos instrumentos de escrita mais antigos do mundo, é utilizado até hoje por crianças e adolescentes para aprender a escrever. Por conta disso, sua anatomia precisa conversar diretamente com aqueles que utilizam esse material todos os dias.

Outra curiosidade é que por ser utilizado em diversos países, ele apresenta diferenças surpreendentes dependendo da tradição e cultura do local. Por conta disso, a STAEDTLER Brasil – uma das mais antigas empresas industriais da Alemanha que está entre os principais fabricantes e fornecedores mundiais de produtos de escrita, coloração, desenho e criatividade – apresenta um pouco mais sobre a anatomia do material e algumas curiosidades ao redor do mundo. 

Ao contrário da crença popular, um lápis não contém chumbo, mas sim grafite e argila. No século 16, um material de cor antracite foi descoberto, ele podia ser usado para escrever e marcar. A massa era considerada mineral de chumbo e, portanto, se refere como “plumbago” ou “chumbo preto” devido ao seu brilho prateado. Em 1778, o químico Carl Wilhelm Scheele provou que o material era, na verdade, grafite. Para desmistificar essa crença, confira abaixo a anatomia do material: 

Grafite 

A mina do lápis consiste em uma mistura de grafite e argila. Quanto mais argila, mais duro o lápis – quanto mais grafite é adicionada à mistura, mais macio o utensílio fica e mais escura é a aplicação da cor. 

Grau de dureza 

H significa “hard” (duro) e marca lápis mais secos. Lápis macios são rotulados com um B – a abreviação de “black” (preto). O grau mais comum de dureza é HB. O lápis Mars Lumograph da STAEDTLER é um dos pioneiros: este produto está disponível em 24 graus de dureza – do 10H até 12B. 

Formato 

O lápis clássico é redondo, hexagonal ou triangular. Ele na forma hexagonal foi inventado para o impedir de rolar para longe. A forma triangular ergonômica, por sua vez, garante uma mão relaxada ao escrever e desenhar. 

Dimensões 

O tamanho padrão de um lápis clássico tem 175 mm de comprimento. 

Revestimento 

Árvore de lima, abeto branco e o cedro são os tipos mais comuns de madeira usada na produção de um lápis. A madeira dos lápis STAEDTLER – por exemplo – vem de florestas certificadas e gerenciadas de forma sustentável. 

Final do Lápis 

As extremidades mergulhadas embelezam o material: quanto mais longa a extremidade mergulhada, maior a qualidade. O lápis Noris da STAEDTLER se destaca devido à extremidade imersa com sua coroa icônica vermelha. 

Além disso, você sabe como o utensílio é utilizado ao redor do mundo? 

Os europeus – por exemplo – dão muita importância à ergonomia. Portanto, os lápis triangulares têm uma demanda muito maior do que no resto do mundo. Na Grã-Bretanha e em muitos outros países europeus, o lápis Noris amarelo e preto é muito bem conhecido e popular. 

Já no Japão, lápis macios são particularmente populares. Esses instrumentos de escrita são usados durante toda a vida escolar e ao aprender a escrever, os alunos começam com os graus de dureza entre 2B e 6B. No final da escola primária, eles mudam para a HB. 

“Vemos diversas curiosidades espalhadas ao redor do mundo e isso comprova que o lápis, de crianças em idade escolar a estudantes adolescentes, de amantes da papelaria a artistas – sempre será um companheiro confiável, independente da maneira como será utilizado”, comenta Juliana Rett, Marketing Manager da STAEDTLER Brasil.

Comente sobre esta matéria ;)