1

7 atividades ao ar livre para fazer no Arquipélago da Madeira

O Arquipélago da Madeira, território português situado em meio ao Oceano Atlântico, encanta os turistas com atrações e atividades diversas. Em um momento em que as pessoas começam a pensar em turismo novamente e a definir para onde podem viajar, a Madeira desponta como uma excelente opção, não apenas pela maneira exemplar que lidou com a pandemia de coronavírus desde o princípio, mas também porque muito do entretenimento local é realizado ao ar livre.

Confira abaixo sete atividades ao ar livre para fazer no Arquipélago da Madeira!

Desfrutar da vista de um mirante
De origem vulcânica, a Ilha da Madeira é montanhosa, contando com diversos pontos de altitude elevada espalhados por seu território. Muitos deles garantem vistas inesquecíveis para os cenários naturais da ilha, seus vilarejos ou o mar, como o Cabo do Girão, que fica a 580 metros de altitude e ainda conta com uma eletrizante plataforma de vidro, chamada skywalk, sobre um paredão de pedra.

Caminhar pelas levadas
Por toda a ilha, você verá antigos canais de irrigação conhecidos como levadas. Eles começaram a ser construídos pelos colonizadores do destino há mais de quatro séculos, com o intuito de levar água de norte a sul. Mas o que eles fizeram, além de melhorar o abastecimento de água, foi criar uma série de caminhos belíssimos em meio à vegetação nativa, onde se pode relaxar, entrar em contato com a natureza e fazer longas e agradáveis caminhadas.

Passear de barco para ver golfinhos e baleias
A região atlântica em que este destino é situado é lar de diversas espécies de golfinhos e baleias. Em agradáveis passeios de barco ou até de canoa, os turistas podem ver esses graciosos animais em seu habitat natural, fazendo brincadeiras e saltando para fora da água!

Conhecer plantas e flores exóticas
A Madeira tem uma localização privilegiada no globo terrestre, que faz com que tenha um clima de primavera o ano todo. Esta e outras condições geográficas da ilha fazem dela um lugar excelente para o cultivo de diversas plantas – mesmo aquelas vindas de lugares distantes. Por isso, há inúmeros jardins repletos de flores e plantas diferentes e coloridas, além de frutas exóticas, como o maracujá roxo.

Subir os mais altos picos da Madeira
Como mencionado acima, o território madeirense é montanhoso. E os viajantes podem subir as montanhas madeirenses, caminhando por trilhas demarcadas e deslumbrantes. Uma das opções mais populares é o Pico do Areeiro, no interior de ilha, que fica a 1.818 metros de altitude. É o segundo pico mais alto da Madeira e, em alguns dias, quem está no topo tem a sensação de estar no céu, já que consegue ver inúmeras nuvens de cima.

Praticar canyoning pelas ribeiras
Por suas características geológicas, com áreas de montanha, rochas, quedas d’água e lagoas, a Ilha da Madeira possui as melhores condições para a prática deste esporte, que explora cursos d’águas e ribeiras utilizando técnicas de montanhismo, natação e escalada. Há percursos para diferentes graus de dificuldade, todos rodeados pela beleza natural única do destino.

Curtir as praias de Porto Santo
O arquipélago da Madeira conta com outra ilha habitada: Porto Santo, que também esbanja cenários naturais de tirar o fôlego. Lá há uma faixa de nove quilômetros ininterruptos de areia dourada banhada pelo mar, ou seja: praias e mais praias incríveis, com mar azul-turquesa, para curtir dias de sol e calor.

Comente sobre esta matéria ;)