1

5 hábitos para manter a pele hidratada no inverno

Especialista da Onodera indica cuidados especiais para a estação mais frio do ano

 

Durante todo o ano, os cuidados com a pele são essenciais. No entanto, com a chegada da estação mais fria, a preocupação deve ser ainda maior, pois neste período é normal que ocorra o ressecamento e a descamação.

 

De acordo com Thais Carvalho, fisioterapeuta dermato-funcional da ONODERA Estética, um dos principais motivos para a pele ressecar nos dias mais frios é a baixa umidade do ar. “Outro fator é a falta de transpiração, processo natural do corpo usado para baixar a temperatura interna. Durante o frio, não precisamos desse mecanismo e, consequentemente, ficamos sem uma de nossas hidratações naturais”.  

 

Para proteger a pele no inverno e curtir a estação sem preocupação, confira cinco dicas da especialista:

 

Controle a temperatura do banho – Quando está frio o banho quente parece ser uma das melhores partes do dia, mas é preciso atenção. “Banhos muito quentes retiram a oleosidade natural da pele, resultando em peles mais ressecadas e com sinais de irritação e dermatite. Portanto, o ideal é banhos mornos. Evite, também, ensaboar-se demais e o uso de buchas, pois também contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico (hidratante natural produzido pelo organismo) que protege a pele”, recomenda Thaís.

 

Mantenha a pele hidratada – Nos cotovelos, joelhos e calcanhares, áreas que costumam ficar mais ressecadas e até rachadas, aposte em um creme mais concentrado. Para o restante do corpo, um hidratante básico é o ideal. “É importante ressaltar que os cremes para o rosto devem ser específicos para a região, pois a oleosidade em excesso de determinada fórmula pode resultar em acnes. Outro conselho é não puxar as peles do lábio, trate com produtos específicos para a região, como manteiga de cacau e bálsamos”, lembra a profissional. Para peles normais e levemente ressecadas, a hidratação deve ser realizada pelo menos uma vez ao dia, sempre após o banho. Já as peles com maior tendência ao ressecamento precisam que os cremes sejam aplicados de 2 a 3 vezes ao dia, mas sem exagero.

 

Não esqueça o filtro solar – Engana-se quem pensa que o sol de inverno é inofensivo. “Apesar de uma menor incidência dos raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, a radiação UVA continua forte, sendo mais agressiva no que diz respeito à penetração sobre a derme. Por consequência, é uma das causadoras do aspecto envelhecido e dos tumores na pele.”

 

Beba bastante água – Ingerir pelo menos dois litros de água por dia não vale apenas para o verão. No inverno, apesar de não estarmos perdendo líquido através da transpiração, nosso corpo fica seco pela falta de umidade do ar e precisa de todo o líquido que pudermos oferecer. Por isso, mantenha sempre uma garrafa de água ao lado.

 

Aposte em tratamentos estéticos – Para quem está sofrendo com a cútis sem viço, os tratamentos estéticos são uma ótima opção. “Dentre os melhores procedimentos no mercado está o ONOHIDRAT. Indicado para peles desidratadas, envelhecidas por fatores biológicos e cronológicos, o tratamento atenua o aspecto desvitalizado, devolvendo ao manto hidrolipídico (secreção natural que que promove a adequada hidratação cutânea) nutrientes que favorecerão a uniformidade. Para obter um bom resultado, recomenda-se o mínimo de 6 sessões com duração de 1h30. Outro procedimento indicado para remover impurezas da pele e promover a limpeza dos poros é a LIMPEZA DE PELE, onde é feita uma limpeza manual com vapor e ionização (opcional), evitando ressecamento ou a oleosidade excessiva. Com apenas uma sessão, a cliente pode optar pela limpeza simples, com 1h de duração, ou com hidratação, que dura 1h30″, finaliza a profissional.

 

Comente sobre esta matéria ;)