1

46ª Tanabata Matsuri na Liberdade

Tanabata Matsuri celebra reencontro das estrelas e marca uma nova fase no bairro da Liberdade

Evento se consolida como um dos principais festivais de cultura japonesa do mundo, destacando a nova gestão da ACAL (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade) e as melhorias na Praça da Liberdade África-Japão, entregues à população no dia 27 de junho

Um festival que celebra as estrelas, a tradição e a esperança renovada. Nos dias 5 e 6 de julho, o bairro da Liberdade, em São Paulo, será palco da 46ª edição do Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas, um dos maiores eventos de cultura japonesa de rua do mundo. Com entrada gratuita, o festival encanta o público com uma programação cultural rica e envolvente, que inclui danças folclóricas, apresentações de tambores japoneses (taikô), oficinas culturais, shows musicais e gastronomia típica.

Neste ano, o Tanabata Matsuri ganha um significado especial: é o primeiro grande evento organizado pela nova gestão da ACAL (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade), agora presidida pelo jovem Danilo Fujita, e também o primeiro festival realizado na Praça da Liberdade África-Japão, após a conclusão da primeira etapa de sua requalificação, entregue na semana passada.

As reformas, realizadas pela Prefeitura de São Paulo por meio da SP Urbanismo, incluíram o alargamento das calçadas, troca do piso, melhorias na acessibilidade e a preservação de elementos históricos da praça. A intervenção marca o início de uma nova fase no bairro, valorizando sua vocação cultural e turística e oferecendo mais conforto e segurança para os visitantes.

“O Tanabata é um momento de reflexão e esperança, e neste ano, o festival tem um significado ainda mais especial, pois faz parte das comemorações oficiais dos 130 anos da Amizade Brasil-Japão, dos 117 anos da Imigração Japonesa no Brasil e marca também a revitalização da Praça da Liberdade, que volta a ser palco de grandes encontros. Este é o nosso principal evento, e simboliza a missão da ACAL: preservar a cultura oriental, honrar as nossas tradições e inspirar as novas gerações. Queremos oferecer um espaço seguro, acolhedor e repleto de arte, dança, música, artes marciais e gastronomia, para todos que visitam o bairro”, explica o presidente da ACAL, Danilo Fujita.

A lenda do Tanabata
Tradicionalmente realizado no Brasil desde 1979, o Tanabata Matsuri celebra uma antiga lenda japonesa, que narra o amor entre Orihime (estrela Vega) e Hikoboshi (estrela Altair). Separados pela Via Láctea, os amantes celestiais podem se reencontrar apenas uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês — uma história que inspira o festival e o transforma em um momento de conexão entre passado, tradição e esperança.

Durante o evento, o público é convidado a escrever seus desejos em tanzakus — tiras coloridas de papel que simbolizam diferentes intenções, como paz, saúde, amor e prosperidade. Os tanzakus são pendurados nos sasadakes, os bambus decorativos distribuídos pela praça e pelas ruas do entorno. Ao final do festival, os papéis são recolhidos e levados a uma cerimônia xintoísta, onde são queimados, para que os desejos cheguem aos céus e possam ser atendidos.

A decoração especial, que é toda preparada e instalada pelos voluntários da ACAL, destaca os bambus gigantes ornamentados com os tanabatas, enfeites enormes que simbolizam as estrelas e transformam o bairro em um cenário único de celebração, esperança e renovação. Destaque também para os shows e as apresentações de danças, músicas, taiko e artes marciais, com os principais grupos artísticos da comunidade nipo-brasileira, além das barracas da feira de artesanato e as delícias da culinária japonesa.

SERVIÇO
46ª Tanabata Matsuri
05 e 06 de julho de 2025 (sábado e domingo)
Das 10h30 às 19h (sábado) | Das 10h30 às 18h (domingo)
Entrada gratuita
Praça da Liberdade África Japão – São Paulo/SP
Realização: Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (ACAL)
Informações: www.instagram.com/acal_liberdade_oficial/

Comente sobre esta matéria ;)