1

dicas práticas e interessantes de como tornar a viagem mais prazerosa

ESPECIALISTA DA FORD DÁ DICAS PARA EVITAR DESCONFORTOS MUSCULARES EM VIAGENS DE CARRO

Nada melhor do que reunir a família ou juntar os amigos, carregar o porta-malas e partir para uma viagem incrível de carro! Porém, ao ficar sentado por longos trajetos é normal sentir desconfortos nas pernas, braços, pescoço e coluna. E isso atinge tanto quem está dirigindo quanto os demais passageiros que ficam muito tempo na mesma posição.

O médico e supervisor de Saúde e Benefícios da Ford Brasil, Dr. Edson Kayanuma, traz dicas práticas e interessantes de como tornar a viagem mais prazerosa para que os passageiros cheguem com mais disposição ao destino e desfrutem de cada minuto do passeio. O ideal é aproveitar as paradas para ir ao banheiro, comer ou apreciar aquela vista única e, com o carro desligado, colocar os exercícios em prática.

Pernas cansadas
Manter o fluxo saudável de sangue nas pernas evita inchaço nos tornozelos e pés. Para isso, realize movimentos com os pés para baixo e para cima, de preferência com as pernas elevadas, fazendo de 10 a 25 repetições a cada duas horas, se possível.

Utilizar meias de compressão e evitar sentar com as pernas cruzadas são boas atitudes que deixam o corpo mais confortável durante a viagem. “O ato de cruzá-las enquanto se está sentado restringe a circulação de sangue nos membros inferiores”, afirma Dr. Edson. Sempre que possível, faça pequenas paradas em postos de conveniência ou restaurantes. Elas não precisam ser longas, mas são importantes para que os passageiros fiquem em pé e façam pequenas caminhadas.

Atenção aos membros superiores, coluna cervical e torácica

Antes de entrar no carro, o motorista deve certificar-se de que o volante está ajustado em uma posição confortável. Para identificar essa distância, basta que a pessoa segure a direção com os braços semiflexionados.

O especialista também dá dicas de alongamentos que podem ser praticados no carro, enquanto se está sentado com o carro desligado.
Faça alongamentos de flexo-extensão de punhos com os braços esticados, repetindo os movimentos por 30 segundos, cerca de três vezes;

Sentado com as costas apoiadas, faça uma extensão torácica, inclinando-se para trás com as mãos na nuca, cerca de 10 vezes;

Para a cervical, realize uma retração encaixando o queixo para dentro em sentido ao peito, olhando para frente sem flexionar a cervical. Faça lentamente 10 repetições, por cerca de 10 segundos cada;

Outra dica é o simples movimento de abrir e fechar as mãos, que melhora a circulação nos membros superiores, assim como o retorno do sangue.

Coluna alinhada = menos dores

Ao enfrentar um percurso mais longo, faça um rolo com uma toalha e coloque na lombar para manter a curvatura desta parte do corpo enquanto dirige. Nas paradas, aproveite para alongar. “Sem dobrar os joelhos e com as pernas afastadas, realize 10 vezes a extensão do tronco com as mãos apoiadas no quadril na região posterior”.

Outra dica para o motorista é ajustar a distância correta entre o banco e os pedais para pisar com o pé inteiro e não apenas com a ponta. Os joelhos também devem ficar ligeiramente flexionados.

Experimente estas dicas na próxima vez que planejar pegar estrada para evitar fadiga, rigidez corporal e músculos doloridos e chegar revigorado e disposto ao seu destino.

Comente sobre esta matéria ;)