1

Você sabe qual a diferença entre cosméticos orgânicos, veganos e cruelty-free?

A Extratos da Terra esclarece algumas dúvidas sobre esses tipos de produtos

Muito se fala sobre cosméticos orgânicos, veganos e cruelty-free atualmente, mas você sabe realmente qual a diferença entre eles? Chegou a hora da Extratos da Terra esclarecer essa dúvida! Confira:

Cosméticos orgânicos – Esses cosméticos devem possuir, no mínimo, 95% de matérias-primas certificadas como orgânicas. Os 5% restantes podem ser compostos por outras matérias-primas naturais. As matérias-primas certificadas orgânicas são naturais e baseadas nos métodos do sistema orgânico de produção – que procuram respeitar e preservar os recursos naturais e não utilizam no processo, agrotóxicos e nem substâncias sintéticas. Os cosméticos orgânicos possuem normalmente os selos do IBD, Ecocert e produtos orgânicos Brasil.

Cosméticos veganos – São produtos que não utilizam nenhuma matéria-prima de origem animal e que não realizam testes em animais para sua produção. Os cosméticos veganos não são compostos necessariamente por matérias-primas orgânicas ou naturais, podendo contém substâncias sintéticas ou de derivadas do petróleo, desde que não tenham sido feito nenhum tipo de teste em animais em toda a cadeia produtiva. 

Cosméticos cruelty-free – São os cosméticos livres de testes em animais, tanto no produto que está sendo comercializado, como nas matérias-primas utilizadas na formulação. No entanto esse tipo de cosmético pode conter matérias-primas e ingredientes de origem animal. 

Falando ainda sobre sustentabilidade e cuidado na hora de produzir dermocosméticos, tem alguns dados sobre a Extratos da Terra que merecem ser ressaltados:

  • A empresa é cruelty-free, ou seja, totalmente livre de testes em animais, além de possuir diversos produtos veganos em seu portfólio;
  • Preocupada com a poluição do planeta, a companhia tem um processo rigoroso de tratamento da água utilizada, fazendo com que ela seja devolvida ao meio ambiente com um índice de pureza acima de 95%;
  • No próximo ano, 100% da energia utilizada será proveniente da energia gerada por energia solar na própria indústria;
  • Além disso tudo, a maior parte dos produtos da marca têm base vegetal. Isso faz com que eles sejam biocompatíveis com a pele, não causando alergias e permeando melhor, o que aumenta sua eficácia.

Comente sobre esta matéria ;)