1

Vitamina C é aliada da beleza cutânea

Entenda como o nutriente atua na pele e como identifica-lo nas embalagens

Poderoso antioxidante recomendado para todas as idades, a vitamina C é uma grande aliada da nossa imunidade e, também, da beleza. Consumida in natura, em comprimidos, cápsulas, séruns, cremes anti-idade, filtro solar e hidratantes. Seus benefícios são sistêmicos e, na pele, os efeitos são mais sentidos quando usada de forma tópica.

Desde o rejuvenescimento da pele à melhora da sua textura, essa substância, também conhecida como ácido L-ascórbico, entrega várias vantagens para a região cutânea e organismo. Age combatendo a ação dos radicais livres – moléculas instáveis que são estimuladas pela radiação solar, poluição, tabagismo, entre outros fatores – e, consequentemente, previne o aparecimento dos sinais do envelhecimento precoce- como a flacidez, manchas e rugas.

Dra. Daniela Leal da Sociedade Brasileira de Dermatologia, conta que o nutriente é indicado para todas as idades, desde a infância. “Um antioxidante que auxilia na proteção contra radicais livres provenientes da radiação solar, da poluição, e de qualquer agente agressivo para as células da pele.”

A médica conta que a vitamina C tem efeito protetor contra o envelhecimento extrínseco, relacionado ao estilo de vida e atua melhorando a luminosidade cutânea, preservando o colágeno e as demais estruturas da pele. “O efeito clareador dessa vitamina é muito discreto, mas se associado a outras substâncias, protege dos raios solares. Sem contar que é essencial para produção do colágeno, que dá firmeza à pele”, completa.

O tratamento com o composto pode ser iniciado desde cedo, sendo uma excelente opção para os primeiros cuidados da pele, a partir das 20 anos, por exemplo, idade que costuma surgir os primeiros sinais do envelhecimento. Como usar? Dra. Daniela explica que você pode usar pela  manhã, junto com o filtro solar para potencializar a proteção contra os raios solares e poluição, proporcionando um efeito antioxidante; ou à noite, antes de dormir, depois de lavar o rosto para tratar as manchas, rugas, linhas de expressão e outros sinais do envelhecimento.

Os cosméticos enriquecidos com essa vitamina podem ser usados tanto de dia quanto de noite de forma segura e são indicados para todos os tipos de pele. “Várias marcas hoje apostam na vitamina C em sua fórmula, inclusive associada à vitamina E. Para saber se o nutriente está presente, basta procurar no rótulo como ascorbic acid”, ensina Dra. Daniela Leal.

Comente sobre esta matéria ;)