1

Saiba quando é o momento certo de trocar o travesseiro

Acessório possui vida útil e precisa de cuidados adequados para manter a qualidade

Dormir bem é essencial para manter-se saudável, melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade. O sono é uma função imprescindível do nosso organismo para manutenção da saúde do corpo e da mente. Para uma noite relaxante, é necessário prestar atenção em alguns aspectos importantes, como o travesseiro que, além de proporcionar conforto, ajuda a alinhar a coluna cervical com o tronco, relaxando os músculos, melhorando a circulação sanguínea e facilitando os estímulos elétricos enviados pelo cérebro aos demais órgãos.

Com o uso, o travesseiro acumula grande quantidade de umidade, gordura, pele descamada, suor e todas as outras secreções da cabeça, além de perfumes, tinturas e cosméticos. Todo esse material orgânico encontra-se num local ideal de proliferação biológica (escuro, úmido e quente). 

Segundo a Consultora do Sono da Duoflex, Renata Federighi, um travesseiro sem proteção antiácaros, com 6 meses de uso acumula cerca de 300 mil ácaros e, após 2 anos, até 25% do seu peso pode ser formado por ácaros vivos, mortos e seus detritos. “Mesmo um travesseiro com essa proteção, depois de certo tempo de uso, apresentará grande quantidade de detritos sobre suas células internas, o que acabará reduzindo a sua eficácia antimicrobiana. Por esse motivo e, sendo o ácaro o principal agente causador de alergia numa casa, recomendamos a troca o travesseiro a cada dois anos”, explica.

Pensando na saúde e bem-estar do consumidor, a Duoflex oferece um serviço inovador, que lembra o cliente quando é o momento de trocar o travesseiro. Ao comprar um produto, o usuário faz um cadastro no site www.duoflex.com.br (em “Quando Trocar”) com informações pessoais e do item, e a data do início da utilização. Após dois anos, o site envia um aviso informando que está na hora de realizar a troca.

Abaixo Renata destaca algumas dicas importantes que irão ajudar a conservar a qualidade e durabilidade do travesseiro:

  • Higienize o travesseiro a cada seis meses;
  • Se pretende lavar, certifique-se antecipadamente de que sua espuma é lavável;
  • E somente lave-o se puder garantir a sua secagem completa. Sendo assim, recomendamos sempre a sua lavagem em lavanderias especializadas. O uso de máquinas domésticas pode não oferecer desempenho necessário para a secagem perfeita;
  • Coloque o travesseiro para arejar diariamente sob luz indireta e sempre protegido por uma fronha;
  • Evite manter os travesseiros dentro de armários ou sob a roupa de cama;
  • Não exponha o travesseiro ao sol. A elevação da temperatura interna causa aumento dos ácaros, fungos e bactérias e acelera o processo de oxidação da superfície do travesseiro, diminuindo o seu tempo de vida.

Comente sobre esta matéria ;)