Saiba como é comemorado o Ano Novo no Japão

#AgitoSP Viagens: Internacional Natal / Reveillon Viagem & Turismo

Principais entidades da comunidade nipo-brasileira promovem live com atrações inéditas para mostrar para os brasileiros as tradições japonesas de Ano Novo. No Japão, a primeira grande celebração do ano é o Shinnenkai (em japonês, 新年会, acolhimento do ano novo), uma tradição para dar boas-vindas à chegada ao novo ano.

Quer conhecer as tradições japonesas para começar o Ano Novo com muita sorte e prosperidade?

Pela primeira vez, as cinco principais entidades da comunidade nipo-brasileira: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – BUNKYO, Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo – ENKYO, Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil – KENREN, Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil – CCIJB, Aliança Cultural Brasil-Japão, em conjunto com Consulado Geral do Japão em São Paulo promovem o evento online Shinnenkai 2021, (em japonês, 新年会, acolhimento do ano novo) uma tradição japonesa de dar boas-vindas à chegada do ano novo.

O evento será online, com transmissão no dia 08 de janeiro, sexta-feira, a partir das 19h, pelo canal www.youtube.com/bunkyodigital. A live apresentará uma programação cultural inédita evidenciando as tradições japonesas de celebração do “Shogatsu” (Ano novo), com conteúdo sobre gastronomia, Ikebana, Cerimônia do Chá e danças. Além disso, o evento contará com um coral virtual formado por crianças de várias entidades do Brasil interpretando a tradicional canção “Shinnen no Utá”.

O destaque do evento é compartilhar com todos, os significados e costumes tradicionais da primeira celebração realizada pela comunidade japonesa logo no início do ano como bons presságios para o novo ciclo atraindo boa sorte para 2021. Com referências da culinária tradicional de ano novo conhecida por osechi ryori, um símbolo para agradecer e desejar felicidade e prosperidade no ano novo com a Chef Telma Shiraishi, Ikebana com a cerimônia Hatsuike (o primeiro arranjo de flores do ano) pelas professoras da Associação Ikebana do Brasil. Cerimônia de chá com o Centro de Chadô Urasenke do Brasil apresentando a cerimônia Hatsugama (a primeira cerimônia de chá do ano) e também as danças tradicionais Kabuki e Shochikubai, com explanação dos professores da Escola Fujima Ryu e Satoru Saito. O evento ainda conta com o apoio da Embaixada do Japão no Brasil, Jornal Nippak e São Paulo Shimbun.

Programação:
1ª Parte – Bloco Formal, reunindo as saudações das autoridades promotoras.
2ª Parte – Bloco Cultural, com várias atrações inéditas.
Os eventos trarão ao público as informações sobre a tradição japonesa de celebração do “shogatsu” (Ano Novo).

• Começa com a culinária tradicional de ano novo conhecida por osechi ryori, um símbolo para agradecer e desejar felicidade e prosperidade no ano novo (chef Telma Shiraishi)
• Será apresentada a cerimônia Hatsuike (o primeiro arranjo de flores do ano) pelas professoras da Associação Ikebana do Brasil.
• Em seguida, o Centro de Chadô Urasenke do Brasil apresenta a cerimônia Hatsugama (a primeira cerimônia de chá do ano).
• Depois, será a vez das danças tradicionais Kabuki e Shochikubai , com explicação pelos professores da Escola Fujima Ryu e Satoru Saito.

SERVIÇO:
Shinnenkai 2021 – Celebração do Ano Novo
Data: 8 de janeiro (sexta-feira)
Horário: 19h
Link: https://www.youtube.com/BunkyoDigital/

Comente sobre esta matéria ;)