1

Programação da Japan House São Paulo destaca palestra sobre a hospitalidade japonesa

Programação da Japan House São Paulo destaca palestra sobre a hospitalidade japonesa e feira de intercâmbio em setembro

A programação também oferece as tradicionais atividades literárias, Ciclo de Mangá e Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um, oficinas para crianças, palestras sobre o universo da arte e mais

São Paulo, setembro de 2025 – Em setembro, a programação da Japan House São Paulo oferece uma série de atividades, presenciais e virtuais, ligadas a temas como arte, literatura, hospitalidade, habitação, entre outros.

No dia 6 de setembro, às 10h30, a JHSP sediará um bate-papo especial em colaboração com a Taguchi Art Collection. O painel “Conhecendo o 21st Century Museum of Contemporary Art, Kanazawa e o Yokohama Museum of Art” destaca as coleções e atuações de dois importantes museus de arte contemporânea do Japão, com mediação do curador, pesquisador de cultura e arte contemporânea, Allan Yzumizawa, e participação do presidente do 21st Century Museum of Contemporary Art, Kanazawa, Meruro Washida; e do curador do Yokohama Museum of Art, Riku Iioka. O evento contará com tradução simultânea japonês-português, e acontece de forma híbrida tanto presencialmente na sede da JHSP quanto virtualmente no canal do Youtube da instituição. Para participar presencialmente é necessário fazer uma inscrição prévia pelo Hoppin.

Em parceria com o projeto Study in Japan, a JHSP promove a “Feira de Estudos 2025” no dia 14 de setembro, voltada para estudantes interessados em realizar intercâmbio para o Japão. A programação inclui palestras híbridas e atividades presenciais com representantes de universidades e instituições educacionais japonesas, para que os interessados possam tirar suas dúvidas diretamente, além de trazer um panorama sobre a vida estudantil e os aspectos acadêmicos do país. Durante a feira também serão divulgados programas de intercâmbio para brasileiros e bolsas de estudo.

No dia 20 de setembro, às 10h, os visitantes poderão participar da “Experiência Habitares no Japão”. A atividade convida os participantes a conhecer e refletir sobre as diferentes formas de morar no Japão e inclui uma visita mediada pela exposição “Anatomia pré-fabricada: um morar no Japão”, que apresenta desde as primeiras criações das casas pré-fabricadas, na década de 1940, até as construções contemporâneas, aliadas às tecnologias digitais e ao uso de materiais mais sustentáveis. Para participar, é necessária inscrição prévia via plataforma Hoppin. A exposição segue em cartaz até 12 de setembro, com entrada gratuita.

Também inspirada na exposição em cartaz, a programação de setembro ainda apresenta a oficina infantil “Casa Cápsula para o futuro” no dia 21, com sessões às 11h e às 15h. A atividade convida os pequenos a imaginarem, criarem e construírem uma casa-cápsula para o futuro a partir de caixas de papelão e materiais recicláveis, refletindo sobre a vida em uma casa compacta, e soluções criativas para uma vida confortável, prática e sustentável no futuro. Para participar da atividade presencial e gratuita é necessária inscrição prévia pelo Hoppin.

Setembro também apresenta três eventos inéditos voltados para o segmento de gastronomia em comemoração aos 130 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Japão. No dia 22 de setembro, às 9h, a Japan House São Paulo realiza a palestra “Omotenashi // A arte da hospitalidade japonesa nos serviços de restaurante com Emi Hasegawa” para profissionais do setor. Durante o bate-papo com Telma Shimizu, Emi abordará conceitos essenciais de omotenashi aplicados no dia a dia dos restaurantes japoneses, além de exemplos práticos de como incorporar essa filosofia de hospitalidade para encantar o público, aumentar o valor percebido no serviço e construir relações de longo prazo com os clientes. Os ingressos podem ser adquiridos via Sympla.

Seguindo a série especial, nos dias 24 e 25 de setembro, a instituição promove a Experiência JHSP: Conexões Gastronômicas entre Japão e Brasil reunindo os renomados chefs brasileiros Alex Atala, André Saburó e Telma Shimizu com o celebrado chef japonês Zaiyu Hasegawa, em uma noite de experiências gastronômicas que celebram a história de cooperação cultural entre os dois países. Com ingressos limitados vendidos a R$3.300,00 por pessoa na plataforma Sympla, o evento une a alta gastronomia e a valorização dos ingredientes brasileiros e japoneses em uma fusão única.

Para os amantes da literatura, no dia 25 de setembro, às 19h, acontece mais uma edição do Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um, sob a mediação da diretora cultural da JHSP, Natasha Barzaghi Geenen, e do editor da revista literária Quatro Cinco Um, Paulo Werneck. Neste mês, a atividade irá discutir a obra de estreia de Natsume Soseki, “Eu Sou Um Gato”, escrita em 1905 e narrada por um gato sarcástico que se vê como superior aos seres humanos. Adotado por um professor mal-humorado após um período nas ruas, o protagonista ridiculariza as reestruturações e mudanças efetuadas no Japão da Era Meiji (1868-1912) enquanto mostra a fragilidade e angústias na vida de seu adotante. Interessados em participar da atividade precisam realizar uma inscrição prévia gratuitamente pela plataforma Sympla. Todos os participantes do Clube podem adquirir o livro com 30% de desconto pelo site da Estação Liberdadeusando o cupom JHSP451SET25, válido até 28 de setembro de 2025.

Já em 27 de setembro, às 15h, o Ciclo de Mangá discute a obra “A Lanterna de Nix”, da aclamada mangaká Kan Takahama. Tendo como pano de fundo a Era Meiji (1868-1912), a história leva os leitores para a vida de Miyo, que, após adversidades, passa a trabalhar na loja de importados do Sr. Momotoshi, um dos poucos japoneses que tiveram contato com o ocidente em muitos anos e que carrega diversos mistérios consigo. Em uma jornada atravessada pelas transformações culturais e pela influência da Revolução Industrial, Miyo se vê em uma trajetória de amadurecimento e reflexão, entendendo o mundo em que vive e as histórias que os novos objetos que conhece lhe contam. Para participar é necessária inscrição prévia pelo Hoppin.

Encerrando a programação, no dia 28 de setembro, às 11he às 14h, as crianças poderão criar suas próprias marmitas japonesas (ou obentô, em japonês) usando massinha de modelar na oficina infantil “Obentô de Massinha”, realizada com apoio da Hasbro. Durante a atividade, o time do Educativo da JHSP irá conduzir as crianças pelas diferentes formas e cores presentes na alimentação japonesa, enquanto os ajudam a preparar suas marmitas. A participação gratuita acontece mediante inscrição prévia pelo Hoppin.

O público ainda pode aproveitar a visita para conhecer a exposição “Expo 2025 Osaka, Kansai, Japão”, que destaca tecnologias e iniciativas e ideias inovadoras do Japão apresentadas em Osaka, evidenciando que a construção de uma sociedade sustentável passa por ações individuais. A mostra segue em cartaz até dia 28 de setembro, no segundo andar da JHSP.


Serviço: 
Japan House São Paulo 
Endereço: Avenida Paulista, 52 – São Paulo, SP  
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 18h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.
Entrada gratuita. Reserva online (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/  

Exposição “Expo 2025 Osaka, Kansai, Japão”
Quando: 3 de junho a 28 de setembro de 2025
Onde: segundo andar da JHSP
Entrada gratuita. Reservas online antecipadas (opcionais) no site.

Exposição “Anatomia pré-fabricada: um morar no Japão”
Quando: 1º de julho a 19 de outubro de 2025
Onde: andar térreo da JHSP
Entrada gratuita. Reservas online antecipadas (opcionais) no site.

Palestra “Conhecendo o 21st Century Museum of Contemporary Art, Kanazawa e o Yokohama Museum of Art” (híbrido)
Quando: 6 de setembro, 10h30
Duração: 90 minutos
Onde: primeiro andar da JHSP
Gratuito mediante inscrição prévia pelo Hoppin. Vagas limitadas.
Tradução simultânea do português para o japonês, o encontro conta com Libras como recurso de acessibilidade
Transmissão ao vivo via Youtube

Feira de Estudos 2025 (presencial)
Quando: 14 de setembro, das 10h às 18h
Onde: primeiro andar da JHSP
Confira a programação completa no site.

Experiência “Habitares no Japão” (presencial)
Quando: 20 de setembro, às 10h
Duração: 90 minutos
Onde: primeiro andar da JHSP
Gratuito mediante inscrição prévia pelo Hoppin. Vagas limitadas.

Oficina infantil “Casa cápsula para o futuro” (presencial)
Quando: 21 de setembro, às 11h e às 15h
Duração: 75 minutos
Onde: primeiro andar da JHSP
Gratuito mediante inscrição prévia pelo Hoppin. Vagas limitadas.

Palestra: “Omotenashi – A arte da hospitalidade japonesa nos serviços de restaurantes, com Emi Hasegawa” (presencial)
Quando: 22 de setembro, às 9h30. Abertura da casa, às 9h.
Duração: 90 minutos
Onde: primeiro andar térreo da JHSP
Atividade exclusiva para profissionais do setor de bares e restaurantes. Vendas pelo Sympla
*É necessário apresentar um documento com foto para a retirada e utilização do fone de tradução

Experiência JHSP: Conexões Gastronômicas entre Japão e Brasil (presencial)
Quando: 24 e 25 de setembro, às 19h
Duração: 120 minutos
Local: segundo andar da JHSP
Ingressos: R$3.300,00
Vendas pelo Sympla

Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um (online)
Eu Sou um Gato, de Natsume Soseki
Quando: 25 de setembro, às 19h
Duração: 90 min
Gratuito mediante inscrição obrigatória prévia no site. Vagas limitadas.
Transmissão via plataforma Zoom. Acesso liberado aos inscritos via e-mail.  
Participantes do Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um têm 30% de desconto na compra do livro pelo site da Estação Liberdade usando o cupom JHSP451SET25, válido até 28 de setembro de 2025.

Ciclo de Mangá (Presencial)
A Lanterna de Nix, de Kan Takahama
Quando: 27 de setembro, às 15h
Duração: 90 min
Vagas limitadas. Participação mediante inscrição prévia pelo Hoppin.
Participantes até 15 anos de idade devem estar acompanhados por um adulto responsável.

Oficina infantil “Obentô de massinha” (presencial)
Quando: 28 de setembro, às 11h e às 14h
Duração: 60 minutos
Local: primeiro andar da JHSP
Gratuito mediante inscrição prévia pelo Hoppin

Todas as atividades do Educativo da JHSP contam com incentivos do ProAC, Programa de Ação Cultural, lei de incentivo à cultura do estado de São Paulo.

Comente sobre esta matéria ;)