1

Por que não esquecemos como andar de bicicleta? Neuro explica

Funciona assim, no momento em que se reaprende algo, ou seja, na segunda vez que subimos em uma bicicleta, restamos as habilidades já armazenadas. Assim, quando tentamos andar novamente sobre as duas rodas, mesmo depois de muito tempo, as conexões cerebrais buscam informações da primeira vez em que a ação foi aprendida. E isso é feito em questões de microssegundos. Quem explica é o neurocirurgião e neurocientista Dr. Fernando Gomes, de SP.

Apesar de não conseguirmos lembrar de tudo que acontece, o sistema nervoso tem como característica principal a de guardar informações, mas possui uma regra do que é essencial ou não. “Atividades como dançar, tocar um instrumento, escrever e andar de bicicleta são entendidas pelo cérebro como importantes para a nossa vida. Por isso, ficam armazenados num outro tipo de sistema, chamado extra-piramidal, que é localizado no cerebelo – parte responsável pelo controle do tônus muscular, do equilíbrio e dos movimentos voluntários”, explica o médico. Assim, eles viram um conhecimento que surge de forma inconsciente quando a pessoa necessita utilizá-los. 

Isso não acontece apenas com atividades motoras, mas também com questões emocionais – regidas pelos comportamentos e pela personalidade. “Quando surge um problema, automaticamente o cérebro faz conexões que, inevitavelmente, nos faz agir sempre num padrão específico. A repetição cria uma regra, que é sempre utilizada – de forma automática e inerente à pessoa”, destaca Fernando.

Para saber mais sobre curiosidades, funcionalidade, habilidades e driblar tudo que possa atrapalhar o cérebro, Dr Fernando sobe aos palcos no próximo dia 25/07 com a temporada “O Cérebro Ninja”, em uma apresentação lúdica e cheia de interatividade às 20h30 no Teatro das Artes, em SP.

Serviço:
Teatro “O CÉREBRO NINJA”
DATA: Quinta (25/07) às 20h30
LOCAL:Teatro das Artes
Av. Rebouças, 3970 – Loja 409
São Paulo / SP
Ingressos: https://compre.ingressorapido.com.br/event/60557-2/d/61121

Comente sobre esta matéria ;)