1

Os encantos da bela Curitiba

Os encantos da bela Curitiba

Duas cidades paranaenses recebem a Tocha Olímpica nesta quinta-feira (14). O dia terá início em São José dos Pinhais e terminará na capital paranaense

Por Fernanda de Lima

Paço da Liberdade. Crédito: Divulgação Embratur

Nesta quinta-feira (14) a Tocha Olímpica visitará duas cidades importantes do Paraná: São José dos Pinhais, quinta maior do estado, e a capital Curitiba. No trajeto, o símbolo olímpico poderia apreciar cachoeiras, piscinas naturais, patrimônio histórico e museus que retratam traços importantes da cultura paranaense.

É em São José dos Pinhais que está o Aeroporto Internacional Afonso Pena que recebe cerca de 7,8 milhões de passageiros por ano segundo a prefeitura municipal. A cidade conta com atrativos naturais e culturais. Um dos destaques é a Cachoeira dos Ciganos, localizada a 50 km do centro da cidade, que permite aos turistas banhos em piscinas naturais e em queda d’água de aproximadamente 10 metros.

No caminho para a cachoeira, os turistas podem aproveitar as trilhas com presença de rios. O Museu do Boneco é outro ponto turístico da região, e sedia espetáculos aos visitantes com diferentes bonecos, que fazem apresentações com cotações de história.

Cachoeira dos Ciganos. Crédito: prefeitura municipal

A capital paranaense conta com ricos pontos históricos. Inaugurado em 24 de fevereiro de 1916, o Paço da Liberdade já foi sede da prefeitura da cidade e tem uma estrutura com ricos detalhes neoclássicos e desenhos da técnica Art Nouveau. O monumento é o único do Paraná tombado pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Em 2009, o governo municipal entregou o atrativo revitalizado, sendo que a restauração manteve as características originais do edifício.

Curitiba também se destaca pela beleza natural. Um dos mais famosos cartões postais da cidade é o Jardim Botânico. Inaugurado em 1991, o local foi criado com base nos jardins franceses e conta com um tapete de flores logo na entrada. Outra atração é a estufa, com estrutura metálica e de vidro, que abriga espécies botânicas da Floresta Atlântica.

Jardim Botânico de Curitiba. Crédito: Divulgação Embratur

Quem visita a cidade também não pode deixar de fazer um passeio especial com a Linha Turismo, um ônibus especial que circula entre os principais pontos turísticos da cidade, como parques, praças e outras atrações. Os veículos contam com equipamentos de som que fornecem informações gravadas sobres os locais visitados em três idiomas: português, francês e espanhol. O transporte faz viagens a cada 30 minutos e tem duração de duas horas e meia.

Comente sobre esta matéria ;)