1

Mulheres relatam preferência por relacionamento casual

Levantamento feito com usuárias de site mostra porque os compromissos sérios estão sendo trocados por pegações e ficadas de um noite apenas

O pensamento comum de que as mulheres estão sempre à procura de um relacionameno sério já não faz parte do cotidiano de muitas delas. É o que constatou uma pesquisa de comportamento feito pelo site C-date (www.c-date.com.br) sobre o que pensam as usuárias cadastradas no serviço sobre encontros casuais. As mulheres consultadas apontaram que a liberdade é uma das razões mais importantes para optarem por este tipo de relacionamento. Entraram na lista itens como felicidade e prazer como razões pela escolha e prática do encontro casual.

A pesquisa foi realizada no mês de Julho entre os dias 15 e 31 e gerou respostas de 5.744 perfis indicados como sendo do sexo feminino. Os nomes expostos nesta reportagem não são obrigatoriamente reais, pois foram apresentados nos relatórios da pesquisa feita a partir dos e-mails cadastrados nos perfis. O levantamento constatou que as mulheres optam pelo encontro casual porque não há amarras. Segundo o cruzamento das respostas, 37,24% delas afirmaram que, apesar de ser um tabu, o sexo casual com desconhecido representa um grande passo para a liberdade.

Este é o caso da usuária cujo perfil é marcado como Ana Elisa, 27 anos, expositora. Ao comentar sobre sua resposta, ela disse que gosta da liberdade de não ser e estar amarrada a ninguém. “Gosto de poder fazer o que eu quero, quando eu quero. Tenho meus contatos na agenda e gosto que eles não lamentem sobre eu estar ocupada. Falo o que eu quero e se eles topam eu me movimento. Mas, se não funcionar e não der certo nós cortamos o relacionamento e não há problema para ambas as partes”, contou a usuária sobre como é sua forma de encarar o sexo casual.

Para a sexóloga Carla Cecarello, consultora do C-date, as mulheres estão mais cientes de seu papel na relação, especialmente quando se trata de sexo. Segundo a especialista, elas estão mais preocupadas com seus objetivos pessoais e não têm tempo para se preocuparem com os namorados. “Em razão disso, a postura adotada é a de se satisfazer com parceiros que as agradam sem necessidade de estar amarradas a eles”, afirma Carla.

Outro dado do levantamento é de que 23,05% das respondentes indicaram o relacionamento casual como ‘mais feliz’. O namoro casual pode funcionar perfeitamente para todos os envolvidos, desde que eles entendam sobre o conceito. Para Helena Maria, 36 anos, professora, as relações casuais parecem ser o ajuste certo para a vida dela. “Me sinto mais feliz do que já estive há algum tempo”, apontouA usuária comentou que está em uma pós-graduação e investindo na carreira com o apoio dos amigos e da família. “Adicionar um relacionamento sério agora pode ser arriscado. Os relacionamentos casuais proporcionam continuar com a minha vida sem peso ou ter de gastar tempo com alguém que por enquanto não quero que esteja nela”, afirmou a usuária.

O relacionamento mais sério também não é prioridade para 21,63% das mulheres presentes no C-date. A pesquisa constatou que as usuárias não evitam relacionamento sério, porém, têm como outras prioridades a vida social, a família e a saúde física e mental. O sexo também entrou na lista de prioridades, mas o namoro não. Foi assim que Cristina Giovanna, de 28 anos, esteticista posicionou sua resposta: “Eu procuro por uma situação do tipo ‘amigos com benefícios’ em que há uma atração física e mental, mas respeito mútuo e compreensão da situação”, escreveu. Segundo ela, a conexão pode ser contínua, desde que o sexo seja bom, podendo tornar-se um caso em vez de ser só uma noite. “Desde que haja clareza sobre as intenções não é preciso ser apenas uma única vez. Podemos repetir, desde que não nos envolvamos”, refletiu a usuária.

O levantamento apontou ainda que 18,08% das usuárias fogem de relacionamentos complicados, experiências vividas que preferem não ter novamente. Agda Maria, de 44 anos, cabeleireira, escreveu que busca as conexões casuais porque elas funcionam melhor. Ao responder o questionário, explicou que os relacionamentos casuais são menos problemáticos quando o assunto é confiança e mais fáceis de resolver, caso não funcione. “É como experimentar roupas na hora em que vai comprar. Se não gostou, deixa lá e não leva”, relatou.

Outra usuária, Milena Souza, vendedora, diz que o namoro formal torna-se uma coisa complicada quando a pessoa deixa suas necessidades e desejos de lado por outra pessoa. “Relacionamentos sérios são complicados, mas sexo não precisa ser”, disse. A usuária contou que é mais produtiva quando faz sexo regularmente e que as relações casuais são mais eficientes para ela porque existe diversão nos encontros casuais e nada é oficial. “Eu acho isso mais excitante”, completou.

A pesquisa teve como finalidade mostrar como o sexo casual é encarado pelas usuárias e mostrar que, às vezes, as emoções e os sentimentos podem atrapalhar e complicar as relações amorosas entre as pessoas. A pesquisa serviu também para mostrar como as mulheres refletem sobre esse comportamento. As respostas apontam que o relacionamento casual pode ser divertido e gratificante e que as pessoas precisam se comunicar sobre seus desejos e anseios (em qualquer relacionamento).

De acordo com a sexóloga Carla Cecarello, consultora do C-date (www.c-date.com.br), a chave para qualquer relacionamento saudável, casual ou sério, é o respeito e a consideração entre os parceiros. “Importante é que as pessoas tenham consciência de que para uma incursão no mundo do namoro casual é necessário conhecer as regras e ter certeza de que não vai se apaixonar porque essa é a linha que define a relação”, finalizou a sexóloga.

Comente sobre esta matéria ;)