1

Maternidade e carreira é possível

Empresas como a Mars Inc. contam com políticas para fortalecer, cada vez mais, 
o espaço das mães e de suas famílias dentro do universo corporativo

Com a chegada do Dia das Mães, que acontece no próximo domingo (12), muitas empresas têm reforçado suas políticas em relação ao universo corporativo e a maternidade. Companhias como a Mars, detentora das marcas M&M’S®, TWIX®, SNICKERS®, PEDIGREE®, EUKANUBA®, ROYAL CANIN®, WHISKAS®, têm fortalecido iniciativas e ressaltado, interna e externamente, que todas as mulheres podem e devem ter suas aspirações pessoais e corporativas e os dois universos devem caminhar lado a lado, trazendo satisfação pessoal e realização profissional. Entre as políticas da Mars, criadas especialmente para oferecer poder de escolha às mulheres, está a licença maternidade estendida, em que as colaboradoras podem optar por ficar com seus bebês até um ano após o nascimento. 

Apesar de muitas mulheres ainda enfrentarem dúvidas e receios em relação à carreira e maternidade, esse tem se tornado um tema recorrente em discussões no ambiente corporativo e, na Mars, optar entre o sucesso profissional e a vida em família não é considerado uma opção. Com as transformações do ambiente corporativo, a partir de empresas que tem colocado a qualidade de vida de seus colaboradores em primeiro lugar, as mulheres têm buscado, cada vez mais, se sentir seguras em relação às suas carreiras e suas aspirações particulares. As grandes companhias têm compreendido que essas iniciativas se refletem no negócio, mas, principalmente, se refletem nos seres humanos e em uma sociedade mais justa e cada vez mais igualitária. 

A Mars, que traz em sua cultura políticas estabelecidas para garantir a qualidade de vida dos profissionais que fazem parte da companhia, está entre as pioneiras na criação de incentivos para que suas colaboradoras encontrem o equilíbrio necessário para alcançarem a satisfação pessoal. Exemplo disso é Vivian Irrizary, Diretora de Pesquisa & Desenvolvimento da Mars Wrigley e Mars Food no Brasil, que, além de exercer um cargo de destaque em uma companhia considerada uma das gigantes do setor de alimentos no mundo, é mãe de dois meninos, expatriada e foi promovida a um cargo de liderança durante sua primeira gestação. Para assumir o desafio que acompanhava a nova posição na empresa, a executiva contou com grande apoio da empresa e de seu gestor à época, que a incentivou a aceitar a proposta e a auxiliou a garantir que as necessidades de sua família fossem atendidas.

Para Vivian, na Mars, foi possível encontrar o equilíbrio para conciliar os dois universos. “O equilíbrio não tem um tamanho único. É diferente para todos e provavelmente é diferente com base na situação. Então, se um de meus filhos tiver um concerto na escola, encontrarei uma maneira de sair do escritório mais cedo. Às vezes, isso é um desafio a ser gerenciado, por isso, tento encontrar, também, outras maneiras de estar presente, seja por uma mensagem de áudio, uma chamada de vídeo, ou por uma pequena anotação na mochila”. Segundo a profissional, o mais importante é estar presente nos momentos que mais significam para seus filhos.

Vivian reforça, ainda, que algumas empresas estão mais bem preparadas ou dispostas do que outras para lidar com a relação entre a maternidade e a carreira das mulheres. “A Mars faz esforços constantes para atender a essas necessidades e fazer ainda melhor, não apenas para as mães, mas também para os pais”, ressalta a executiva. 

Promovida durante a gestação 

Com a formação de um novo segmento da Mars no Brasil, foi oferecida a Vivian Irrizary a oportunidade de ingressar no negócio no país, como líder de Pesquisa e Desenvolvimento. Quando a proposta aconteceu, Vivian revelou a seu gerente que estava grávida e ele lhe reforçou a oferta, ressaltando que não ela se preocupasse, pois encontrariam uma maneira de fazer tudo funcionar. Vivian não só aceitou o cargo como já faz planos para o futuro: “minhas aspirações contemplam continuar crescendo dentro do núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento, liderando mercados maiores, equipes maiores, continuando a me desenvolver e aos meus colegas de trabalho também”. 

Dica para as mães

Para a executiva Vivian Irrizary, assim como na sua carreira, se a mulher acredita que a maternidade é certa para ela, então é sobre arriscar: “nunca há um momento perfeito, nem sempre as mulheres terão todas as respostas porque experiências são diferentes umas das outras. Criar uma rede de apoio pode ser uma ideia, pois mesmo antes de ter filhos, há outras pessoas que partilham dos mesmos medos e das mesmas perguntas sobre equilibrar família e trabalho. Não é necessário descobrir tudo sozinho. É importante não descartar procurar por ajuda dos pais ao redor! Afinal, eles enfrentam as mesmas lutas e são empáticos com os desafios”.

Comente sobre esta matéria ;)