1

Mas afinal, sopa é refeição?

Mas afinal, sopa é refeição? Nutricionista dá a resposta

Essa comida pode ser servida quente ou fria, sendo uma refeição completa, entrada ou um acompanhamento

Muitos brasileiros acreditam que a sopa não pode ser considerada uma refeição. Porém, tudo depende da sua composição. Se ela for preparada com carne, legumes e vegetais, se torna um prato completo e rico em nutrientes, trazendo diversos benefícios para a saúde.

“As sopas consideradas saudáveis são as preparadas em casa, com ingredientes naturais. As prontas são alimentos ultraprocessados ricos em corantes e sódio e pobres em vitaminas e minerais, resultando em problemas de saúde, como aumento da pressão arterial. É também necessário evitar o uso de caldos industrializados e o excesso de alimentos muito gordurosos”, explica Jussara Maria, nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista.

“Ao adicionar coentro, cenoura, chuchu, batata inglesa e carne, por exemplo, a refeição se torna uma ótima fonte nutricional. A sopa como parte da dieta resulta na contribuição para perda de peso, por conta da redução de calorias, no fortalecimento da imunidade e na fácil digestão. Ela também auxilia na hidratação, pois é uma refeição líquida. Em relação aos seus nutrientes, depende dos ingredientes escolhidos no momento do preparo”, acrescenta a nutricionista.

Além da sopa ser um prato nutritivo, ela possibilita o reaproveitamento de alimentos que seriam descartados. Como sobras de vegetais do almoço, assim como arroz e macarrão que não foram consumidos. Inclusive, quando há pedaços de comidas, a sensação de saciedade é maior, pois há o ato da mastigação.

Comente sobre esta matéria ;)