1

Farol Santander São Paulo traz a arte de Alfredo Volpi em uma exposição lúdica e interativa

  • A mostra é apresentada pelo Ministério da Cultura, Esfera e Santander Brasil;
     
  • As curadoras Karina Israel e Ceci Amorim criaram um passeio cheio de cores e formas e inspirado em um dos maiores artistas da história da arte brasileira;
     
  • A exposição também reúne obras originais do artista, pertencentes à Coleção Santander Brasil, proporcionando ao público uma experiência incrível.
     
  • A partir do dia 11 de abril, o Farol Santander São Paulo abre suas portas para uma nova exposição interativa inspirada na obra do renomado pintor ítalo-brasileiro Alfredo Volpi (1896-1988). Uma experiência inédita, pensada pelas curadoras Karina Israel e Ceci Amorim, unindo arte e tecnologia para apresentar o universo colorido e geométrico do pintor de forma divertida. 
  •  

“Esta exposição reafirma o compromisso do Farol Santander com a promoção da cultura e do aprendizado, oferecendo ao público uma nova maneira de descobrir e se conectar com a obra de Volpi”, comenta Maitê Leite, vice-presidente executiva Institucional do Santander Brasil.

A mostra valoriza a experimentação e o aprendizado por meio da interação direta com os elementos do espaço, permitindo que os visitantes sintam, toquem e criem dentro do universo de Volpi. As entradas podem ser compradas pelo site www.farolsantander.com.br ou bilheteria física no Farol Santander.

A experiência ocupará os andares 20º e 19º e ficará em exibição até 27 de julho. Viva Volpi – arte para brincar tem produção da YDreams Global, que já realizou no Farol Santander São Paulo as exposições interativas de sucesso: Tarsila para Crianças (2019/2020), O Jardim das Maravilhas de Miró (2021) e As Fantásticas Fábulas de La Fontaine (2024).
 

“A exposição Viva Volpi – arte para brincar é uma oportunidade única de oferecer para todas as gerações, uma experiência inovadora. Criamos um ambiente onde os visitantes exploram, de forma lúdica, o universo geométrico e colorido de Volpi, tornando o aprendizado acessível, divertido e envolvente em um dos espaços culturais mais importantes de São Paulo”, reforça Karina Israel, curadora da exposição e CEO da YDreams.


A exposição
 

Viva Volpi – arte para brincar conta com oito espaços temáticos diferentes, a exposição propõe uma verdadeira jornada pela arte do pintor, explorando elementos característicos de suas obras, como fachadas coloridas, as famosas bandeirinhas e composições geométricas.

Ao entrar no 20º andar, o público é convidado a conhecer a trajetória de Volpi, no Portal de Entrada. A experiência começa com um corredor com recortes de suas obras, mergulhando no universo vibrante do pintor. A sala surpreende com cores, formas geométricas e uma trilha que traz referência a sua origem italiana.

Seguindo para o Labirinto de Fachadas o espaço apresenta o Volpi construtivista em um labirinto formado por fachadas coloridas de casarios, característicos de sua obra. As texturas nas superfícies permitem que as crianças sintam diferentes materiais, destacando a luminosidade das cores. O ambiente também convida os visitantes a interagirem, montando fachadas com grandes blocos disponíveis no local. 


Já no ambiente Mestre Zen e os Barcos, todos têm a oportunidade de entrar num barco tridimensional inspirado na obra “Barco com Bandeirinhas e Pássaros” e são convidados a montar seu próprio barco de origami. Os sons do mar e o vento criam uma atmosfera sensorial e binóculos interativos permitem conhecer mais sobre as diferenças na maneira do Volpi pintar paisagens. 
 

A experiência se torna ainda mais imersiva nessa sala Mergulho no Mar das Sereias, que recria um ambiente subaquático com projeções, sons do oceano e texturas táteis, proporcionando maior entendimento sobre a arte do pintor. Aqui falamos de Volpi como marinheiro de estilos.

Já o 19º andar representa o cenário Do Cambuci para o Mundo. Ali, o público aprende sobre a importância das exposições e a primeira participação de Volpi na Bienal de Veneza. Com imagens das telas expostas pelo pintor no evento e por meio de jogos interativos, os visitantes aprendem sobre a importância de Volpi no cenário artístico internacional e sua influência na arte global. 


O visitante também verá o espaço Formas em Festa, em que as composições geométricas de Volpi ganham vida em um jogo digital interativo. As crianças são convidadas a mover e combinar os elementos na tela, explorando cores, formas e composição de maneira lúdica e envolvente. A experiência reforça o estilo geométrico e abstrato do artista, tornando a aprendizagem ainda mais imersiva.
 

Explosão de Cores, as crianças podem perceber a importância das cores para a trajetória de Volpi. É uma sala equipada com grandes molduras com telas como quadros onde as crianças podem perceber a importância das cores na trajetória de Volpi e têm a experiência de brincar com essas cores utilizando grandes pincéis.
 

A mostra termina na sala A Grande Celebração, com projeções 360° que homenageiam Volpi como um dos grandes nomes da arte brasileira e que criou uma identidade visual única que torna suas obras inconfundíveis.

A exposição também apresenta obras originais do artista, selecionadas a partir da Coleção Santander Brasil, oferecendo ao público um recorte especial de seu acervo.

  1. Sem Título, sem data, serigrafia sobre papel, 95,2 x 66,2 cm;
  2. Sem Título, sem data, serigrafia sobre papel, 99,3 x 79,3 cm;
  3. Sem Título, sem data, litogravura sobre papel, 58,5 x 78,5 cm;
  4. Bandeirinhas, sem data, serigrafia sobre papel, 78,5 x 58,7 cm;
  5. Sem Título, sem data, serigrafia sobre papel, 49 x 58,8 cm;
  6. Sem Título, sem data, serigrafia sobre papel, 48,8 x 58,5 cm;
  7. Sem Título, sem data, litogravura sobre papel, 58,6 x 78, 6 cm;
  8. Madona, sem data, serigrafia sobre papel, 78,5 x 58,5 cm;
  9. Bandeirinhas, sem data, serigrafia sobre papel, 78,8 x 58, 8 cm;
  10. Sem Título, sem data, serigrafia sobre papel, 78,5 x 99cm.

Comente sobre esta matéria ;)