Esclarecendo o câncer de próstata – Causas, sintomas e tratamentos

Cidade

 

O Dr. Rodrigo W Andrade, urologista do Consulta Aqui, esclarece as principais dúvidas relacionadas ao câncer de próstata.

A próstata é a glândula sexual masculina, situada em torno da porção inicial da uretra, que, junto com as vesículas seminais, produz o esperma. Quando ocorre a multiplicação desordenada e acelerada de suas células, é caracterizado o câncer de próstata.

Pelo fato de, no estágio inicial, não existirem sintomas (mesmo por anos), é importante a visita regular ao médico especialista. “Nessa fase, a chance de cura chega a 90%”, explica o urologista do Consulta Aqui, Dr. Rodrigo W Andrade.

Nos casos de doença avançada, os sintomas vão desde dor no corpo (óssea), até dor ao urinar, sangue na urina ou no sêmen. “Nesse estágio,, a doença já está em fase avançada e os sintomas são bastante inespecíficos”, complementa o Dr. Andrade.

Não existem causas determinantes para o câncer de próstata, porém, a grande incidência, um em cada seis homens, tem fatores de risco como a hereditariedade e a obesidade. Além disso, indivíduos da raça negra tem maiores probabilidades de desenvolverem a doença.

Causa de muito preconceito entre os homens, o exame de toque retal é um importante método de diagnóstico da doença.  “Existem os exames laboratoriais, como o PSA, porém, cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pelo exame de toque retal feito pelo urologista”, explica o médico do Consulta Aqui.

O tratamento depende, principalmente, do estágio da doença e de uma opção que melhor sirva ao estilo de vida do paciente. Pode-se optar por vigilância ativa, radioterapia, cirurgia e hormonioterapia.

A doença muito raramente acomete homens jovens, entretanto, existem casos de doentes com menos de 45 anos de idade.

“Por não haver métodos preventivos, meu conselho aos homens é visitar regularmente o urologista a partir dos 50 anos, caso não tenha incidência da doença na família. Caso haja e em se tratando de pacientes negros e/ou obesos, a dica é procurar o especialista aos 45 anos”, adverte o Dr. Rodrigo.

Centro médico oferece exames e consultas a preços acessíveis

Em um único lugar, o Consulta Aqui oferece mais de 20 especialidades médicas e diversos exames com agilidade e corpo clínico altamente especializado.

Com o slogan “Sua saúde no lugar certo”, o Consulta Aqui, localizado na Lapa, zona oeste da capital paulista, vem conquistando a cada dia mais clientes que encontram ali uma forma de realizar suas consultas e exames a preços competitivos em relação aos cobrados em clínicas e laboratórios da região.

Entre as especialidades médicas, o centro conta com Cardiologia, Bucomaxilo, Cirurgia Torácica, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Clínico Geral, Dermatologia, Endocrinologia, Fisioterapia, Gastroenterologia, Ginecologia, Neurologia, Oncologia, Hematologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia, Proctologia Urologia e Cirurgia Vascular.

Contando com um corpo clínico especializado, o Consulta Aqui oferece ainda sessões de fisioterapia – motora, respiratória, neurológica, ortopédica, reumatológica e urológica – além de Reeducação Postural Global (RPG) e drenagem linfática pós e pré-operatória.

Disponibiliza também exames laboratoriais, passando por check-ups (clínico, cardiológico, ginecológico e urológico), escleroterapia, exames pré-operatórios, lavagem de ouvido, até procedimentos estéticos não invasivos, realizados por cirurgiões plásticos e dermatologistas.

Entre os muitos benefícios concedidos aos seus clientes, o Consulta Aqui lançou recentemente seu cartão fidelidade. Com ele, além de descontos nas consultas, ao atingir dez delas o cliente ganha uma consulta gratuita com um nutricionista.

Serviço

Endereço

Rua Barão de Jundiaí, 485 – Lapa – São Paulo – SP

Central de atendimento

(11) 3838 4669

Site

http://www.consultaaqui.com.br/

Planos de saúde credenciados

ABET – ALLIANZ – AMEPLAN – BRADESCO – CABESP – CARE PLUS – FUNDAÇÃO CESP – GAMA – GEAP – LIFE EMPRESARIAL – MEDSERVICE – GRUPO NOTRE DAME – INTERMÉDICA SANTA AMÁLIA – PLASAC –  SÃO CRISTÓVÃO –  SEPACO – SBC SAÚDE – SIND. DAS BORRACHAS – SISTEMA TOTAL DE SAÚDE – SUL AMÉRICA

Comente sobre esta matéria ;)