1

Dia da gestante e os cuidados com a pele das mamas

Dra. Sabrina Talarico alerta para o uso de receitas caseiras na região dos seios

Dia 15 de agosto é comemorado o Dia da Gestante, uma data que representa uma mistura de emoções e cuidados para quem aguarda a chegada do bebê. Entretanto, há disponíveis, principalmente na internet, muitas receitas caseiras de como preparar as mamas para a amamentação e, algumas podem até ter um fundamento científico, apesar de não haver comprovações científicas, mas outras são arriscadas e potencialmente lesivas.

A Dra. Sabrina Talarico, da clínica Talarico Dermatologia, esclarece alguns cuidados que devem ser tomados. “Uma recomendação bastante frequente é a de evitar o uso de hidratantes na região dos mamilos durante a gestação porque pode deixar a pele mais delicada e macia, além disso os mamilos produzem uma lubrificação natural”, explica.

Outra orientação comum é a de expor as mamas ao sol. “O sol pode aumentar a resistência dos mamilos, mas vale aqui a ressalva: muito cuidado. Essa região, por não ser habitualmente exposta, é bastante sensível. O recomendado é que o banho de sol seja de apenas 10 minutos diários antes das 10:00 ou após às 16:00, se isto não for seguido há risco de trocar o benefício por uma queimadura”, alerta a dermatologista.

Alguns especialistas recomendam o uso de bucha vegetal ou que se faça atrito com a toalha na região, embora isso possa ajudar a deixar a pele dos mamilos mais espessa. “O risco de machucar os mamilos e aréolas é grande, além disso poder prejudicar a lubrificação natural das mamas. Se você optar por usar esta técnica tenha muito cuidado e o faça de maneira delicada”, explica Sabrina.

Já a prática de exercícios específicos para os mamilos geralmente é orientada pelo médico para pacientes que tenham o mamilo plano ou invertido, portanto não é indicado para todas as pacientes. Se for o caso, é fundamental seguir as orientações do médico.

Após o nascimento, é dado o início à amamentação. A causa principal de rachaduras e ferimentos é, sem dúvida, o erro na pega da mamada, porque a boca do bebê deve sugar toda a aréola e não apenas o mamilo. Se houver o aparecimento de rachaduras, o médico pode indicar cremes hidratantes/cicatrizantes à base de óleo de lanolina que podem ser usados no local.

Outra manobra eficaz é a de passar o próprio leite sobre a mama. “Isso ajuda na cicatrização e hidratação natural”, indica Sabrina. A dermatologista faz um alerta ao uso de receitas naturais na região com alimentos. “O uso de limão e/ou cascas de frutas nas rachaduras não só não trará melhora como pode agravar e muito o quadro podendo gerar até queimaduras químicas”, finaliza a doutora.

Sobre Dra. Sabrina Talarico

Graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro no ano de 2004. Seguiu a Residência de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro no ano de 2005 e posteriormente a Residência de Dermatologia do Hospital Celso Pierro da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, no período de 2006-2008. Desempenha função de médica colaboradora na Unidade de Cosmiatria, Cirurgia e Oncologia do Departamento de Dermatologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, como preceptora dos residentes do Departamento de Dermatologia no Setor de Dermatologia.

Comente sobre esta matéria ;)