Desfile Cívico-Militar de Sete de Setembro terá quase seis mil desfilantes no Sambódromo do Anhembi
O tradicional Desfile Cívico-Militar de Sete de Setembro realizado para celebrar a Independência do Brasil acontece no próximo domingo (7/9), no Sambódromo do Anhembi. Mais de 5.000 pessoas, entre civis, estudantes, integrantes das forças de segurança e de outras associações participam do desfile que marca os 203 anos de independência.
A apresentação contará com desfiles a pé, motorizado e a cavalo e será antecedido pela revista às tropas, com presença de autoridades na Avenida Olavo Fontoura. A primeira parte será o desfile cívico, com apresentação de diversas entidades civis, alunos das redes municipal e estadual de ensino, associações de veteranos e escolas militares.
A segunda parte é com a parada militar, formada por integrantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira e órgãos como Polícia Militar do Estado de São Paulo, Polícia Civil e Guarda Civil Metropolitana, entre outros. O festejo é gratuito.
Neste ano, o desfile contará com cerca de 151 viaturas, 150 motocicletas e um grupamento hipomóvel com 100 cavalos. Haverá a participação de aproximadamente 2.545 pessoas de escolas da rede pública e associações civis, além de outros quase 2.800 membros da tropa militar, somando em torno de 5.800 participantes.
O festejo é realizado pela Prefeitura de São Paulo, em parceria com a São Paulo Turismo e apoio do Governo do Estado, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, forças de segurança estadual e municipal e entidades civis.
PROGRAMAÇÃO
HORÁRIO
1. Concentração dos efetivos
6h às 7h30
a) Concentração Militar
6h às 7h45
b) Concentração das escolas
7h às 8h45
c) Concentração das instituições civis
7h às 8h45
2. Hasteamento das Bandeiras
8h45
3. Apresentação da Banda Sinfônica do Exército Brasileiro
8h10 às 8h40
4. Assunção de comando e revista da tropa
a) Assunção de comando pelos respectivos CMT e GPT
7h45
b) Revista da tropa pelo Ch em Cj
7h50
c) Revista da tropa pelo comandante 2ª DE
8h15
5. Revista da tropa pelo Governador do Estado
8h30
6. Recepção ao Governador do Estado no palanque, e canto do Hino da Independência
8h45 às 9h
7. Desfile Cívico Militar
a) Desfile do grupamento de abertura e das escolas civis
9h às 9h30
b) Desfile das Associações Civis
9h30 às 9h50
c) Desfile das Associações de Veteranos
9h50 às 10h30
d) Desfile dos motoclubes
10h30 às 10h35
e) Comandante Geral do Desfile – CMT 2ª DE
10h35 às 10h40
f) Desfile militar e dos Órgãos de Segurança Pública a pé
10h40 às 11h15
g) Desfile militar e dos Órgãos de Segurança Pública motorizado
11h15 às 11h45
h) Desfile Hipomóvel
11h45 às 12h
Acessos e abertura dos portões
O público poderá entrar no Sambódromo a partir das 7h pelos portões 13, 14 e 16 do lado da Marginal Tietê, além do 21 e 28 na Avenida Olavo Fontoura.
A capacidade das arquibancadas do Sambódromo é de 30 mil pessoas e, ao atingir esse limite, os portões de entrada serão fechados.
O portão de acesso para escolas e associações que participarão do desfile será o de número 12. O acesso de autoridades de convidados do palanque será nos portões 25 e 29, e profissionais da imprensa pelo portão 24.
Segurança e revista
Haverá revista feita pela Polícia Militar em todos os portões de acesso ao público. Será proibida a entrada com objetos perfurantes, cortantes, bandeiras, faixas ofensivas, com suporte de madeira ou quaisquer outros materiais que a segurança entender que possam ser usados como arma (por exemplo, guarda-chuvas com ponta, latas e garrafas).
Ponto de encontro
Haverá dois locais para o público marcar como ponto de encontro ou localizar crianças e pessoas perdidas, além de objetos achados e perdidos:
- Setor A: na arquibancada no lado da Marginal Tietê
- Setor H: arquibancada perto da área de imprensa, no lado da Av. Olavo Fontoura.
Saúde
O evento contará com 10 ambulâncias de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e um posto médico para atendimento ao público e aos desfilantes, além de duas unidades rápidas de atendimento por motocicleta posicionadas nos portões 26 e 27.
A Sabesp também fornecerá pontos de hidratação durante o desfile em locais estratégicos atrás das arquibancadas.
Trânsito
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) fará operação especial para trânsito e acesso na região do Sambódromo do Anhembi. As seguintes vias do entorno estarão bloqueadas das 5h às 12h30, no domingo (07/09).
- Olavo Fontoura, nos dois sentidos: Santana > Casa Verde e Casa Verde > Santana
- Marginal Tietê, pista local sentido Ayrton Senna > Castelo Branco, entre as pontes das Bandeiras e da Casa Verde
Não será permitido o estacionamento de veículos nessas vias e o acesso será permitido somente para veículos credenciados e autorizados.
Aviso à imprensa: o acesso de carros à região será permitido somente até às 8h com a credencial de veículo.
Transporte
A linha 179A-10 Metrô Tietê – Anhembi operará em sistema circular para facilitar o acesso do público ao Evento da Independência do Brasil – Desfile de 7 de setembro. Lembrando que domingo é dia de tarifa zero.
Itinerário (sentido único):
Av. Cruzeiro do Sul (Metrô Tietê) → Av. Morvan Dias de Figueiredo → Rua Voluntários da Pátria → Rua Força Pública → Av. Cruzeiro do Sul → Rua Santa Eulália → Av. Santos Dumont → Praça Campo de Bagatelle → Av. Olavo Fontoura → retorno → Av. Olavo Fontoura → Rua Prof. Milton Rodrigues → retorno → Av. Olavo Fontoura → Praça Campo de Bagatelle → Rua Paineira do Campo → Rua Voluntários da Pátria → Rua Santa Eulália → Av. Cruzeiro do Sul → Estação Metrô Tietê
Além dessa operação, a SPTrans informa que o serviço Atende+ também estará disponível para o transporte de pessoas com deficiência. As vans farão o trajeto a partir das estações de metrô, garantindo o deslocamento até o local do desfile. Horário de atendimento: das 5h às 14h40, com tarifa zero.
Estacionamento
Àqueles que desejarem se locomover de carro particular, haverá estacionamento disponível no Anhembi, com acesso pelo portão 38 da Av. Olavo Fontoura, pelo valor de R$ 80. É importante atentar-se ao horário de chegada, tendo em vista que no início dos protocolos, as vias próximas estarão bloqueadas por segurança.