Como escolher bem frutas, folhas e legumes

Cidade

Como compor uma mesa saudável 

Quando pensamos em uma alimentação balanceada, visando à boa saúde, os nutrientes indispensáveis são carboidratos, proteínas, lipídios, sais minerais (zinco, cobre, ferro, cálcio, potássio, magnésio), vitamina lipossolúveis (A, D, E e K) e vitaminas hidrossolúveis (complexo B e C). Não é necessário ser mestre em nutrição ou agronomia para reconhecer um produto realmente de qualidade. Entretanto, é imprescindível estar atento a detalhes.   

Uma verdura em condição adequada para o consumo, por exemplo, deve estar com a coloração bem verde, sem folhas secas, rachaduras, manchas e sem furos. A ausência de insetos e odor puro também fazem parte das características a observar na hora da feira ou do supermercado.   

Alimentos passados ou estragados devem ser evitados, especialmente pelo fato de poder conter bactérias, fungos e vírus. Esses organismos produzem toxinas capazes de provocar infecção ou intoxicação alimentar, segundo informa Valter Casarin, agrônomo e coordenador científico da iniciativa Nutrientes para a Vida (NPV).  

Fator que favorece a perda principalmente de vitaminas é a temperatura. As baixas reduzem a proliferação dos microrganismos que deterioram os alimentos e mantém o valor nutricional. Um fruto ou outro item que contenha a parte superficial deteriorada, como mofo, deve ser descartado.   

Aliás, a cor e o odor de um alimento afetam o estímulo das pessoas. Esses dois pontos influenciam na escolha e no consumo do alimento. A cor é associada a outras características como sabor e nível de doçura.  Uma planta bem nutrida irá permitir que os frutos tenham cor e odor característicos, ou seja, apresentem aparência saudável.  

Frutas e verduras colhidas na hora tendem a ter mais vitaminas e nutrientes do que as aquelas que passam tempo nas prateleiras. A degradação já ocorre durante o transporte dessas plantas. Assim, quanto mais rápido é o consumo, após o processo de colheita, maior é a qualidade nutricional deste alimento.  

Dicas para escolher um alimento de boa qualidade   

– Dê preferência as frutas, legumes e verduras da estação, que tendem a ser mais frescos e mais nutritivas  
– Verificar muito bem a cor e ao odor  
– Evite os produtos amassados, com rachaduras, machas ou furos e bolores  
– Evite comprar frutas e legumes descascados. Esses produtos são mais suscetíveis à contaminação  
– Quando comprar frutas em caixas, verifique o estado de conservação daqueles que estão por baixo  

Comente sobre esta matéria ;)