1

CENTRÔ! traz discoteca, música dos anos 90 e clássicos da MPB neste fim de semana

Programação cultural gratuita no centro de São Paulo anima sexta (9) e sábado (10), com oito atrações de música e circo

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, traz mais uma edição do CENTRÔ!, um evento semanal que movimenta o centro da cidade todas as sextas e sábados, com música, dança e espetáculos nas ruas e praças. Entretenimento gratuito e aberto para todos os públicos. 
 

Nesta sexta (9), e sábado (10), os destaques são: o encontro de Djs “Pratododia AllStars”; uma noite para relembrar os bailes da Soweto, com “Nos Tempos da Soweto”; e o quarteto de clarinetes, no salão nobre do Theatro Municipal. Além deles, mais cinco grupos fazem shows, sendo destes, duas apresentações circenses.

O “Pratododia AllStars” é um encontro de DJs que atuam há mais de uma década na cidade de São Paulo, com shows inspirados na discotecagem em discos de vinil. Eles se apresentam na Praça Antônio Prado, no sábado (10), às 16h30.
 

“Nos Tempos Da Soweto” relembra as noites do Baile da Soweto, que teve sua grande importância para os amantes da boa música negra nos anos 90 em SP. Desde 2008, Tio Fresh, Vitonez e Vivian Marques comandam a nave nessa viagem no tempo com a melhor batida do Rap e R&B. A festa acontece na Praça Antônio Prado, no sábado (10), às 14h.
 

O quarteto de clarinetes da Escola Municipal de Música é formado por jovens alunos entre 14 e 16 anos, que tocam diferentes repertórios. Do romântico ao moderno, chegam aos “clássicos” da nossa música popular brasileira, como “Carinhoso” e “Tico-Tico no Fubá”. Eles se apresentam no Salão Nobre do Theatro Municipal, também no sábado (10), às 12h.

Serviço:

Atração: Picanha de Chernobill

Música

Quando: sexta (9), às 12h
Onde: Rua XV de Novembro, 194, Centro
Classificação: livre

Sinopse: Há 12 anos a Picanha de Chernobill sustenta um trabalho gigante, ligado diretamente à vida das pessoas na cidade de São Paulo. Desde 2012, o trio fez das ruas da capital paulista seu principal palco, reunindo grandes públicos e integrando grandes artistas em colaborações nas suas apresentações e, como resultado desse trabalho, este mesmo público financiou, acompanhou e participou da produção de 4 discos lançados pela banda através de crowdfundings.

Atração: Cortejo das Manas

Música

Quando: sexta (9), às 12h

Onde: Largo do Café, Centro

Classificação: livre

Sinopse: Em um espetáculo que une a magia do circo às ruas da cidade, a Trupe Las Manas tem o prazer de apresentar o Cortejo das Manas, um evento itinerante repleto de palhaças malabaristas, acrobatas, pernaltas e musicistas, destinado a encantar e divertir um público diversificado.

Engrenagem Urbana

Música

Quando: sexta (9), às 13h

Classificação: livre

Onde: Rua XV de Novembro, 194, Centro

Sinopse: Fundada em Itaquera, bairro que tem movimentado o rap nacional, a Engrenagem Urbana nasce da parceria de músicos inquietos envolvidos com a movimentação cultural da Zona Leste. A banda completa 15 anos em 2025 com grande estilo, voltando aos seus primórdios, misturando o bom e velho rap com o sofisticado e audacioso jazz. 
 

Las Fanfarronas

Circo

Quando: sexta (9), às 13h

Onde: Praça Antônio Prado, Cento

Classificação: livre

Sinopse: LAS FANFARRONAS é um sexteto feminino que joga a música e o circo em cena, apresentando performances variadas ao ritmo da Cumbia. Neste show, que é um espetáculo, o universo circense é embalado por seus temas tradicionais, por cumbias clássicas e também por músicas autorais, sempre com muito bom humor, destreza e comicidade. A instrumentação é composta por percussões e saxofones distintos (soprano, alto, tenor e barítono), convidando a uma infinidade de jogos cênicos e sonoros.

Quarteto de Clarinetes

Música

Quando: sábado (10), às 12h

Onde: Salão Nobre do Theatro Municipal

Classificação: livre

Sinopse: O quarteto de clarinetes da EMM é formado por jovens alunos, na faixa dos 14 a 16 anos, com a proposta de explorar diferentes repertórios e períodos da história, passando pela música sacra, compositores clássicos, românticos e modernos, e chegando aos “clássicos” da nossa música popular brasileira, como “Carinhoso” e “Tico-Tico no Fubá”. 

O exercício de tocar junto, se ouvir e escutar o outro, é fundamental na formação de um músico, e esse trabalho em conjunto complementa a formação individual dos alunos.
 

Samba do GeDê

Música

Quando: sábado (10), das 12h às 14h

Onde: Praça Antônio Prado, Centro

Classificação: livre

Sinopse: O Show de Gêde Lima tem como base as culturas populares como o coco, samba de roda, o jongo, o samba duro e o maracatu, juntamente ao canto popular e experimental de Gêde, a sonoridade carrega a instrumentalização dos tambores em sua diversidade de timbres. No repertório há criativas releituras de clássicos do samba, cantigas populares de roda e canções autorais de Gêde Lima que trazem temáticas como: afeto, o cotidiano de trabalhadores das cidades, resistência e referências da identidade negra e suas diásporas ancestrais.

Nos Tempos da Soweto

Música

Quando: sábado (10), das 14h às 16h30

Onde: Praça Antônio Prado, Centro

Classificação: livre

Sinopse: Nos Tempos Da Soweto é uma festa para relembrar as noites do Baile da Soweto, que teve sua grande importância para os amantes da boa música negra nos anos 90 em SP. Desde 2008, Tio Fresh, Vitonez e Vivian Marques são os comandantes da nave nessa viagem no tempo com a melhor batida do Rap e R&B dos anos 90.

Pratododia AllStars

Música

Quando: sábado (10), das 16h30 às 19h

Onde: Praça Antônio Prado, Centro

Classificação: livre

Sinopse: Pratododia AllStars no Centrô! O Pratododia AllStars é um encontro de DJs do espaço e amigos para rodar discos e aguçar os ouvidos da comunidade presente em nossos territórios musicais. O PraTodoDia é um espaço dedicado à cultura da discotecagem em discos de vinil atuando há mais de uma década na cidade de São Paulo. Desde sua criação se mantém atuante em diversas movimentações levando música e entretenimento por onde passa.
 

Centrô! 

A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo apresenta o CENTRÔ!, projeto que celebra a arte de rua, democratiza o acesso à cultura e impulsiona o desenvolvimento técnico e profissional de artistas locais. Com intervenções itinerantes em pontos icônicos do centro histórico, como ruas, varandas e calçadas, o intuito é transformar esses locais em palcos públicos.

Mais do que espetáculos, o CENTRÔ! propõe uma reconexão com o espaço público. A cada apresentação, o projeto desafia a ideia convencional de palco, levando arte de qualidade a quem circula pela região, sem barreiras ou formalidades. 

Com foco nos artistas de rua, as ações levarão teatro, circo, música e diversas linguagens para a dinâmica das ruas, oferecendo novas experiências aos munícipes. As intervenções acontecem às sextas e sábados, em diferentes horários, transformando o centro histórico em um circuito de descobertas artísticas.

Comente sobre esta matéria ;)