Butantan promove 1ª edição do Cientista Mirim
Butantan promove 1ª edição do Cientista Mirim; programa recebeu mais de 100 inscrições
A partir desta sexta (7), tem início as aulas para a primeira turma do programa; 19 adolescentes selecionados começam aulas teóricas e práticas nos laboratórios do Butantan
A Escola Superior do Instituto Butantan (ESIB), órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde, dá início, nesta sexta-feira (7), às aulas da primeira turma do programa Cientista Mirim. Idealizado pela ESIB, o programa contou com 107 inscrições. Com objetivo de fomentar a vocação científica dos 19 adolescentes selecionados, o curso conta com aulas teóricas e práticas nos laboratórios do Butantan. O projeto é direcionado a estudantes do ensino médio de instituições públicas e privadas.
O processo seletivo ocorreu em duas fases. A primeira, analisou o coeficiente de rendimento da aluna ou aluno informado no histórico ou boletim escolar e a apresentação de uma carta de recomendação redigida pela professora ou professor de Biologia e de uma, redigida pela própria pessoa, manifestando os motivos de sua candidatura. Na segunda fase, ocorreram as entrevistas no Butantan com pesquisadores do Instituto Butantan, mentores dos projetos e especialistas da ESIB.
“O projeto está nascendo com uma forte motivação de fornecer instrumentos para despertar a vocação científica de jovens talentos na área de ciências. Investir em ciência é também investir na nova geração de cientistas brasileiros, para que possamos elevar a nossa ciência, gerar tecnologia e contribuir para o desenvolvimento do nosso país. Como sempre brinco, quem sabe o Prêmio Nobel de 2043 possa ser um cientista mirim do Instituto Butantan”, afirma a coordenadora do Programa Cientista Mirim, Dra. Vanessa Olzon Zambelli.
As aulas, ministradas por cientistas do instituto, apresentam conceitos sobre biossegurança, boas práticas, armazenamento e descarte de resíduos. Além disso, permitirão os estudantes selecionados a experimentar o dia a dia em laboratórios de pesquisas do Butantan, formulando e testando hipóteses de trabalho, ampliando sua capacidade de solucionar problemas e interpretar resultados.