1

Atendimento móvel: alternativa importante para recém-nascidos nos dias frios

Nos primeiros dias de vida, todo cuidado é pouco. Em períodos de frio intenso, o deslocamento de recém-nascidos para a realização de exames laboratoriais ou vacinas pode representar um desafio adicional para as famílias, especialmente diante dos riscos associados às baixas temperaturas e à exposição a ambientes com alta circulação de vírus.

Para reduzir esses riscos, o atendimento móvel tem se consolidado como uma alternativa viável e segura. O serviço, que permite a realização de exames e coletas no local escolhido pelo cliente, tem ganhado espaço entre famílias. De acordo com dados da Horizon Grand View Research, o mercado de assistência médica domiciliar pediátrica no Brasil deve atingir uma receita de US$ 2.135,6 milhões até 2030, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) projetada de 7,4% nos próximos 5 anos1.

“O frio contribui para a maior adesão ao serviço, sobretudo em grupos vulneráveis como recém-nascidos, gestantes, puérperas e idosos. Este é um período em que o cuidado com os recém-nascidos é ainda mais delicado. O atendimento móvel permite acompanhar a saúde do bebê com conforto, evitando os riscos de sair de casa nos dias frios”, afirma Marcia Felician, ginecologista do Lavoisier. Entre os principais benefícios do atendimento em domicílio estão a redução da exposição a mudanças bruscas de temperatura e o menor contato com agentes infecciosos presentes em ambientes externos.

Os exames domiciliares são realizados por profissionais de enfermagem especializados, que explicam os procedimentos aos quais os pacientes serão submetidos, transmitindo tranquilidade e confiança. O serviço de vacinação, por sua vez, é realizado por profissionais altamente qualificados, treinados para transportar e aplicar vacinas em domicílio com rigor técnico e seguindo todos os protocolos para que a segurança no atendimento móvel seja completa. “As vacinas são transportadas em condições de climatização ideais para assegurar sua eficácia, e todos os materiais infectantes utilizados são corretamente descartados pela equipe, que também garante que nenhum resíduo permaneça na residência dos pacientes, assegurando o mesmo nível de qualidade oferecido nas unidades fixas”, destaca Ligia Pierrotti, infectologista do Delboni e Salomão Zoppi.

Esses protocolos são fundamentais para tornar o serviço de atendimento em casa uma alternativa confiável e segura. Os pais podem solicitar desde exames de rotina de análises clínicas como hemogramas e triagem neonatal até a vacinação infantil.

Atualmente, laboratórios como o Delboni destacam-se pela sua expertise na atenção materno-infantil, adquirida por meio da oferta de serviços pediátricos em suas unidades físicas, que, além da tecnologia de ponta, oferecem ambientes acolhedores e divertidos que promovem o bem-estar de crianças e acompanhantes. Nesses espaços, os exames são realizados por profissionais especializados em pediatria, utilizando equipamentos de ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética de última geração, específicos para o público infantil.

Comente sobre esta matéria ;)