1

Água, suco, frutas, refrigerante: o que ajuda a manter os rins saudáveis?

Nefrologista explica os benefícios das frutas cítricas, mas alerta para consumo de líquidos à base de açúcar

Só quem tem problemas renais sabe a intensidade da dor e a loucura que as pessoas cometem na tentativa de ‘derrubar a pedra no rim’. Dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), de 2017, mostram que os cálculos renais ou pedras nos rins afetam 15% dos homens e 8% das mulheres em todo o mundo. 

Médico nefrologista no Super Dr. Saúde Integrada em Ponta Grossa (PR), Leandro Canceli explica que entre as funções do rim está a de eliminar o excesso de líquido no corpo e filtrar o sangue e que os cálculos são formados pelo agrupamento de cristais que estão em excesso na urina, provenientes da baixa ingestão de líquido e do excesso de consumo de sódio, sais e conservantes. 

Mas o que ajuda a manter os rins funcionamento em perfeito estado? A resposta é simples: líquido. A quantidade recomendada é de aproximadamente 35 ml de água por peso/quilo da pessoa, assim uma pessoa com 75 quilos deve beber em média 2,6 litros de água por dia para se manter saudável, no entanto isto dependerá da estação do ano, se a pessoa pratica atividade física, transpira em excesso, entre outros fatores.  

E não vale substituir a água por sucos, refrigerantes e cerveja, devido a presença de açúcares, sódio e conservantes. 

Por outro lado, o médico recomenda a ingestão de frutas cítricas como laranja, limão, mexerica e abacaxi. “O abacaxi tem efeito protetor porque tem uma substância chamada citrato, que ajuda a proteger os rins, assim como as demais frutas cítricas”, diz. No entanto tudo deve ser consumido sem excessos. 

E por falar em fruta a carambola é inimiga de quem tem problema nos rins, já que possui uma substância que causa a neurotoxicidade, o que pode levar a pessoa a ter confusão mental e até entrar em coma. 

Em relação aos famosos chás, o médico explica que por ser líquido ajudará a promover a hiperfiltração renal e a diminuir a incidência de pedras, mas o chá não tem efeito protetor, “alguns até têm alguma comprovação científica, mas não os chás de maneira geral”, observa. 

Como o rim tem a função de eliminar líquido o fato de a pessoa urinar bastante quer dizer que esta funcionalidade está preservada, mas não é garantia de que não tenha problema nos rins. A urina deve ter coloração amarelo citrino quase transparente, o que mostra que não ela não está concentrada e o indivíduo não está desidratado.

Comente sobre esta matéria ;)