1

Vivências online de música passam a integrar o IC para Crianças

As atividades online oferecidas pela instituição para a criançada, que continua sem aulas presenciais e opções de divertimento fora de casa, já preenchem toda a semana, trazendo, a cada dia, um novo conteúdo criativo para elas desenvolverem sozinhas ou junto da família. As vivências de música chegam, agora, para agregar mais uma área de expressão a estes aprendizados que se acumulam desde maio, quando o projeto foi criado em compasso com as exigências da suspensão social

Aulas de dança, às quartas-feiras e domingos; de ilustração, às terças-feiras e quintas-feiras; de teatro, aos sábados; e, a partir da segunda-feira, dia 10, vivências de música. Todas são oferecidas pelo Itaú Cultural para serem acessadas semanalmente, sempre a partir das 11h, no seu site e página de YouTube, respectivamente, www.itaucultural.org.br e https://www.youtube.com/user/itaucultural. O intuito dessa estreia é promover uma sensibilização musical, não sendo necessário ter algum instrumento em casa ou conhecimento prévio.

Teatro

No sábado, dia 8, acontece a segunda aula de teatro, de uma série de 10, idealizada pelo Núcleo de Artes Cênicas da organização e ministrada por Thaís Póvoa. Ela é formada pela Escola de Arte Dramática e mestra em artes cênicas, pela Universidade de São Paulo (USP), e, há anos, desenvolve um trabalho voltado para crianças e adolescentes. Neste vídeo, com interpretação de Libras e legendas, o corpo e sua extensão são o tema das experimentações que ensina.

Música

Na segunda-feira, dia 10, a cantora, percussionista, compositora e educadora musical Cris Bosch começa sua trajetória no projeto, com o tambor. Para isso, ela orienta o público a construir o instrumento ou procurar em casa objetos que se assemelhem ao seu som. Cris também ensina a tocar e cantar canções do acervo infantil brasileiro.

Ilustração

No dia seguinte, terça-feira, 11, tem aula de ilustração, com a ilustradora de livros infantis e integrante do coletivo BabaYaga de criação literária, Marcia Misawa. Ela explica como fazer um cartão tridimensional para ser enviado para aquela pessoa de quem se sente saudade. O artista visual, educador e autor do livro Como Desenhar um Dinossauro, Jonas Meirelles, na quinta-feira, 13, cria um colar de estranhas criaturas, misturando gato com garfo, pássaro e martelo, pente com cachorro e peixe com o ventilador. Ao final ele junta tudo e faz um adereço bem interessante.

Dança

As classes de dança seguem com o professor de artes, bailarino e ator Felipe Cirilo, na quarta-feira, dia 12. Ele compartilha como deslizar por aí, sentindo os ossos. A partir dessa base, incrementa as coreografias com movimentos da coluna e pequenos saltos. Com o corpo bem preparado e fortalecido, o desafio seguinte é a parada de cabeça. No domingo, dia 16, a bailarina e artista docente Carol Polloni, ensina aquecimentos e movimentos do ballet clássico de forma lúdica e divertida. A Ratinha Julia e o Sapo Felipe, duas pelúcias, estarão ludicamente juntos na aula dela, como assistentes.

Com a programação presencial suspensa desde o dia 17 de março, em razão da pandemia do coronavírus, o Itaú Cultural tem intensificado a produção de materiais digitais pensados para toda a família. Assim, vem ampliando a produção de conteúdo para diversos públicos, com podcasts, cursos de EAD e vídeos, disponibilizados no site e redes sociais da instituição e na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Para acessar: www.itaucultural.org.br

SERVIÇO:

IC para crianças

https://www.itaucultural.org.br/
https://www.youtube.com/user/itaucultural

Com vídeos são postados sempre às 11h

Estreia: Vivências de música

Cris Bosch – dia 10 de agosto (segunda-feira)

Aulas de ilustração

Marcia Misawa – dia 11 de agosto (terça-feira)

Jonas Meirelles – dia 13 de agosto (quinta-feira)

Aulas de dança

Felipe Cirilo – dia 12 de agosto (quarta-feira)

Carol Polloni– dia 16 de agosto (domingo)

Aulas de Teatro

Thaís Póvoa – dia 8 de agosto (sábado)

Público: livre para todos os públicos, mais bem aproveitado por crianças de 10 a 12 anos

Comente sobre esta matéria ;)