Uso consciente dos ingredientes com a Senac SP

Cidade

Dia Mundial da Alimentação: especialista do Senac São Paulo ensina o uso consciente dos ingredientes e a evitar o desperdício

          Celebrado em 16 de outubro, em cerca de 150 países, o Dia Mundial da Alimentação marca o aniversário da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em 1945.   Além disso, a data alerta sobre a importância da alimentação saudável e o combate à fome.

          Pesquisa liderada pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) revelou que cada família brasileira descarta diariamente 353 gramas de alimento e cerca de 128,8 quilos por ano vão parar no lixo. O estudo ainda aponta que os principais alimentos descartados são carnes (42,5%), com destaque para a carne bovina; arroz, feijão e outros grãos (27,4%).

          Para aproveitar as sobras e evitar o descarte de comida, convidamos Zenir Dalla Costa, coordenadora do curso de Gastronomia do Centro Universitário Senac – Santo Amaro para orientar sobre o uso consciente dos ingredientes e evitar o desperdício de comida. Além disso, ela ensina o preparo da massa de panqueca com arroz, para fazer com as sobras que estão na geladeira.

Dicas para evitar o desperdício de alimentos

– Conheça os hábitos de consumo das pessoas que convivem com você e cozinhe o suficiente, não é recomendável fazer um bife a mais, pois ou você comerá mais do que deveria ou essa porção irá para o lixo.

– Organize o estoque:  da geladeira e da dispensa de forma que os produtos próximos ao vencimento fiquem à vista.

– Reaproveite sobras de carnes e vegetais refogados para preparar recheios de tortas, panquecas, bolinhos, sopas e base para suflê.

– Faça um curso ou informe-se sobre técnicas de congelamento. Assim você poderá armazenar corretamente as sobras e aproveitá-las em outra refeição.

–  Pratique o hábito de congelar refeições rápidas como feijão, carne moída, carne de panela e molho de tomate caseiro.

Receita de massa de panqueca com arroz

Ingredientes:

3 ovos

1/3 de xícara de óleo

3 xícaras de leite

2 xícaras de arroz cozido (sobras)

1/3 de xícara de farinha de trigo para dar a textura de massa de panqueca

1 dente de alho

2 colheres de queijo ralado

Sal a gosto

Modo de preparo:

– Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar uma mistura homogênea

– Asse sobre uma frigideira antiaderente plana

– Para o recheio, utilize sobras de carnes ou frango. No preparo do recheio, desfie e refogue (carne ou frango) novamente e acrescente ervas frescas. Para dar umidade e liga ao refogado, coloque 100 ml de leite com uma colher de amido de milho ou utilizar um queijo cremoso.

Dicas adicionais: essa massa pode se tornar uma massa de torta. Para isso, acrescente mais uma xícara de arroz cozido e 1 colher de sopa de fermento químico.

Em seguida, bata no liquidificador e coloque 2/3 da massa em uma forma untada, coloque o recheio de sua preferência e cubra com o restante da massa.

Leve para assar em forno com temperatura de aproximadamente 180 C°.

Dicas adicionais: você pode aromatizar a massa substituindo o alho por meio maço de salsa ou utilizando 1 colher de sobremesa de cúrcuma ou outro tempero de sua preferência.

          Para quem deseja investir na carreira da área de alimentação, o Centro Universitário Senac está com inscrições abertas para o Vestibular Digital do 1º semestre de 2021 para os cursos tecnologia em Gastronomia e o bacharelado em Nutrição.  As inscrições estão disponíveis até o dia 29 de fevereiro de 2021 por meio do site do Senac: www.sp.senac.br/vestibular.  

Comente sobre esta matéria ;)