1

Sucesso da relação pode ser definido no primeiro beijo

O senso comum diz que o beijo é o termômetro da relação. Mas, em um primeiro encontro, quando as pessoas podem apenas ter trocado impressões por redes sociais ou sites de relacionamento e estão se conhecendo pessoalmente, sugerir um beijo na hora errada pode ser perigoso ou mesmo causar impressões indesejadas.

“O primeiro contato é o momento em que você aprende a conhecer um pouco o outro. Mesmo que seja um relacionamento casual, pelo beijo a pessoa pode, muitas vezes, detectar qual é a ‘pegada’ da outra pessoa. Isso pode determinar a intensidade da relação”, afirma a sexóloga e consultora do site de relacionamentos casuais C-date, Carla Cecarello.

Como o beijo tem também um significado de carinho, Carla explica que, em um encontro casual, esse ato “é uma forma de a pessoa validar para o outro que está gostando do que está acontecendo”. “É através do beijo que você fantasia coisas, você vai tendo maior interesse e maior estímulo para acariciar outras partes do corpo do parceiro”, completa.

Segundo a psicóloga clínica e terapeuta de casais, Cristiane Maluf Martin, há quem diga que, se o beijo não foi bom, a relação não vai vingar. “Querendo ou não, o beijo ‘antes dos finalmentes’ é o primeiro contato mais íntimo que o casal tem”, explica.

Para Kalina Amaro, do blog Patricinha Esperta, esse ato de carinho “fortalece o vínculo entre o casal, aumentando a sensação de cumplicidade, intimidade, carinho e proteção”. “Casais distantes, que empurram o relacionamento com a barriga e que se limitam a beijinhos automáticos e mecânicos, têm muito a ganhar quando passam a trocar beijos espontâneos e cheios de desejo”, garante.

No entanto, nem todo beijo será épico, tremendo ou alucinante. Portanto, antes de deslizar a boca para a do parceiro ou parceira, é importante ter a certeza de que não vai cometer erros. “Essa é a lei dos encontros e do sexo casual”, afirma Carla.

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, indicou – após fazer entrevistas com 900 pessoas sobre a importância do beijo nos relacionamentos de curto e longo prazo – que beijar nos ajuda a identificar os potenciais parceiros e, uma vez em um relacionamento, pode ser uma maneira de conseguir manter (ou não) o parceiro.

Diferenças

As especialistas observam ainda que, em geral, homens e mulheres costumam encarar esse ato de carinho de diferentes formas. Para as mulheres, que costumam ser mais sensíveis, o beijo é uma forma de “conhecer a pegada desse homem”. Já o homem “vê o beijo como um trampolim para aquecer outras partes”, diz Carla.

“Porém, quando se pensa em um primeiro encontro, surge a dúvida sobre quem vai tomar a iniciativa. Por isso, algumas mulheres acabam criando uma expectativa maior”, ressalta a psicóloga clínica e terapeuta de casais.

Adiar a carícia cria reflexos no futuro

Pesquisadores da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, entrevistaram 738 estudantes sobre o primeiro beijo, e concluíram que esse evento se reflete no desenvolvimento das qualidades psicossociais de identidade e intimidade em cada pessoa. “O atraso do primeiro beijo pode ter significado psicológico importante”, afirma uma das pesquisadoras, Eva Lefkowitz.

Segundo ela, aqueles indivíduos que adiam o primeiro beijo podem estar se preparando para dificuldades de ajustamento sexual mais tarde na idade adulta. “Além disso, não ter sido beijado no momento em que isso é normativo poderia indicar um padrão maior de inibição e afastamento de relações íntimas. Não é apenas não normativo retardar o beijo na idade adulta jovem, mas também pode ser prejudicial à saúde”, afirma.

Passos para o beijo ocorrer sem erros

Não espere até o fim

Nada é mais estressante do que aproximar-se do final da noite e imaginar que perdeu o momento do beijo.

Perceba os sinais

Quando alguém se inclina, provavelmente significa que está sinalizando o que quer fazer. Devolva o sinal ou tome a iniciativa.

Tenha boca e dentes limpos

Para muitas pessoas, o medo de que o hálito não esteja agradável pode bloquear o ato de beijar.

Comente sobre esta matéria ;)