SP ficará na fase vermelha durante Natal e Ano Novo

Cidade Coronavírus Natal / Reveillon

O Governo de São Paulo anunciou nesta terça-feira (22) que todas as regiões do estado irão regredir para a fase vermelha contra a Covid-19 durante os feriados de Natal, nos dias 25, 26 e 27 de dezembro de 2020, e do Ano Novo, nos dias 1, 2 e 3 de janeiro de 2021.

Apenas comércios essenciais como farmácias, mercados e padarias ficarão abertos. O funcionamento de restaurantes e bares estará restringido.

“A gente precisa lembrar que não estamos em um momento de festas, nem de aglomerações. É nesses momentos que esse risco de descontrole da pandemia acontece e o mundo inteiro agora está aplicando medidas específicas neste momento. São Paulo sempre se diferenciou do resto do Brasil por honrar o seu compromisso de tomar as decisões no momento necessário e é isso que estamos fazendo agora”, afirmou a secretária de desenvolvimento econômico, Patrícia Ellen.

Nas últimas quatro semanas São Paulo registrou um salto de 54% do número de casos e de 34% nos óbitos. A situação é pior em Presidente Prudente, que tem falta de leitos de UTI e por isso permanecerá na fase vermelha mesmo após as festas de fim de ano.

“A primeira coisa é reclassificar a região de Presidente Prudente para a fase vermelha. Nós tivemos aqui um compromisso com vocês de que se em qualquer momento uma região passasse para fase vermelha, nós faríamos uma reclassificação extraordinária e isso aconteceu de ontem para hoje, porque Presidente Prudente alcançou 83% de ocupação de leitos e, por isso, está passando para a fase vermelha”, explicou Patrícia Ellen.

A secretária também deixou claro que em janeiro nenhuma região irá para fase verde, a menos restritiva, e que a reclassificação do estado que estava marcada para o próximo dia 4 foi adiada para o dia 7 de janeiro: “Isso foi uma recomendação do Centro de Contingência. É muito importante nós entendermos o momento que estamos vivendo”.

Fonte: Governo de SP

Comente sobre esta matéria ;)